Cultura: Biblioteca Municipal Orlando Lobo realiza programação online

A partir desse mês, a Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo estará com programação online, que você poderá acompanhar na Página da Secretaria de Cultura (Secult) no Facebook. As portas da biblioteca permanecem fechadas, devido às medidas de proteção sanitárias, relativas à pandemia do novo coronavírus. E o primeiro grande tema nessa nova fase será Museus. O mês também reserva memórias sobre os bons momentos dos Festejos Juninos de Marabá.

O primeiro assunto abordado, no entanto, será o Dia Mundial do Meio Ambiente, que ocorrerá nessa sexta-feira (5). O poeta Adão Almeida trabalhará a importância do tema por meio da sua poesia. No sábado (6), teremos uma transmissão ao vivo, a partir das 17 horas, com a doutoranda em Museologia e pesquisadora do Museu Emilio Goeldi, Professora Lúcia Santana. Nos outros dias, a programação incluirá a Galeria Vitória Barros de Marabá (8), do Museu da Fundação da Casa da Cultura de Marabá (FCCM) (10) e Museu Tauari da Unifesspa (11).

A programação contará também com contações de histórias, vídeo oficina sobre Origami e bate-papo sobre o cinema nacional. As oficinas de Origami serão apresentadas pelo brinquedista, Kaio Coelho, e serão postadas nos dias 6 e 30 de junho. A importância do Cinema Nacional será debatida em uma sexta-feira (19). As contações de histórias ocorrerão nos domingos 14, 21 e 28, com Marluce Caetano, Evilângela Lima e Eliane Soares. No dia 17 ocorrerá o lançamento do livro infantil “A menina que falava com o vento”, de Cynthia Rabelo.

O Dia dos Namorados também não passará em branco. No dia 12 de junho, várias pessoas, entre elas artistas, vão declamar poemas  para que você passe a data no clima de romantismo, respeitando a quarentena.

A última semana do mês será destinada a matar a saudade dos festejos juninos de Marabá, que não ocorrerão esse ano, devido às regras de isolamento social da Covid-19. No dia 24, a contadora de histórias, Gabi Silva, irá apresentar histórias com essa temática. Na última sexta-feira de junho, dia 26, Cláudio Yaguara, presidente da Explode Coração, atual campeã dos Festejos, e que se despediu em 2019, irá fazer uma live, às 17 horas, com relatos sobre a emoção e a vida de quadrilheiro.

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Arquivo

Acessibilidade