Cultura: Bloco Jegue Elétrico sai às ruas com novidades em 2020

Um dos blocos mais irreverentes de Marabá, o Jegue Elétrico, esse ano espera arrastar cerca 5 mil pessoas pelas ruas do KM 07. O bloco, que tem 19 anos de fundação, traz como tema “Jegue Folia: a sua alegria é nossa energia”.

Darcival Antônio de Moraes, um dos fundadores do bloco disse que entre as novidades de 2020 está o novo boneco do jegue. Além disso, o tradicional carro rosa está sendo reformado para animar a brincadeira. O arrastão, que acontece na terça-feira de carnaval (25), mantém a tradição de ser puxado por um jumento carregando um som na carroça. “Na Bahia eles tem o trio elétrico, aqui nós temos o Jegue elétrico” comenta.

O bloco surgiu em um encontro de amigos durante uma partida de futebol no campinho, do KM 07, na época de carnaval. A inspiração inicial foi um grupo de brincantes que aproveitava a folia sendo puxado por um caminhão pau-de-arara.

“A gente começou essa brincadeira, o povo começou a sorrir, ficar alegre, e no ano seguinte, a gente inventou um nome e ficou Jegue Elétrico”, esclareceu o organizador.

Darcival Moraes

A Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), está dando todo o apoio estrutural, como trio elétrico e as atrações musicais Bilú Oliveira e Gabriel Ferreira, bem como também disponibilizará a segurança com Guarda Municipal, Postura e Agentes de Trânsito.

O bloco promete muita alegria, inclusive com a distribuição de 400 litros de caipirinha. Aliás, seguindo as orientações dos órgãos de segurança, o bloco recomenda aos seus foliões que não levem bebidas em recipientes de vidro, pois, estarão sujeitos a fiscalização e recolhimento em caso de flagrante.

A programação do Jegue Elétrico está prevista para iniciar a partir das 16h, com concentração entre as Ruas O e C do bairro KM 07.

Texto: Leydiane Silva