Cultura: Bloco Jegue Elétrico tem prévia no KM 7, Nova Marabá, para agitar foliões

Show locais e distribuição de caipirinha prometem animar os participantes

O bloco Jegue Elétrico, promete agitar os moradores do KM 7, localidade onde surgiu a aglomeração, na terça-feira Gorda, dia 05 de março. Mas antes acontecerá o esquenta na tarde do sábado dia 2 de março, no próprio bairro. Este ano, o bloco percorrerá as ruas com o slogan: “Alegria, alegria, jegue folia” e deve arrastar, nesta 18ª edição, mais de 5 mil foliões com abadás e fantasias.

Oficialmente há 18 anos, o bloco teve a ideia de levar às ruas um jumento acompanhado de um som. Mas desde 1995 começaram as primeiras movimentações carnavalescas feitas pelos moradores do KM 07. Darcival Antônio de Moraes, um dos fundadores do Bloco Jegue Elétrico, afirma que a concentração da festa acontece entre a Rua O e C. “Andamos nas principais ruas do bairro e depois a concentração é no local do palco. Como temos um animal, a caminhada não tem como se estender para outros lugares”, explica.

Segundo Darcival se trata de uma brincadeira de rua, que caiu no gosto da população, e já é tradição no bairro. “A nossa tradição é o Jegue andando nas principais ruas, e bonecos também levando alegria a toda população. Nós fazemos a brincadeira com toda boa vontade, com ajuda do poder público que é de extrema importância para nós. A prefeitura sempre nos deu apoio, por meio da Secult [Secretaria Municipal de Cultura], e a comunidade local”.

Nesta edição, além da carroça puxada pelo jumento, marca do bloco, haverá dois carros caracterizados e pintados de rosa, distribuição de caipirinha para animar a festa e um palco montado para a exibição de shows locais.

POR QUE JEGUE?

Conforme Darcival Moraes o nome surgiu porque no carnaval na Bahia, famoso no mundo inteiro, há o trio elétrico, mas devido a condição financeira reduzida, tiveram a ideia de criar o Jegue Elétrico, como uma sátira. Em relação aos foliões fantasiados, Darcival disse que eles são muito importantes porque são a alegria do carnaval. No último dia da festa carnavalesca, na Terça-Feira Gorda, o “Jegue Elétrico” é um dos últimos blocos a se apresentarem, juntamente com Vai Quem Quer e Gaiola das Loucas. O bloco contará com o apoio de todos os órgãos de segurança, tanto estaduais como municipais.

Texto: Emily Coelho

Fotos: Jéssika Ribeiro

ACESSIBILIDADE
X