Cultura: Carnaval em Marabá reúne mais de 100 mil foliões em todos os núcleos da cidade
Fantasiados de heróis, personagens da série “La casa de papel”, do ator Fábio Assunção, vestidas de Neon, entre outros personagens criativos, o público expressivo de brincantes tomou conta de Marabá durante os cinco dias de festa. A população seguiu o lema deste carnaval, vestiu suas melhores fantasias e caiu na folia, tanto nos arrastões dos blocos, quanto durante as noites nos Bairros São Félix, Morada Nova, Liberdade e Marabá Pioneira.
O Secretário de Cultura do município, José Scherer, avalia a festa como positiva, sem ocorrências e com participação ativa do público. “Desde o primeiro até o último dia a população compareceu. A quantidade de pessoas que vieram participar da folia nos carnavais dos bairros e nos blocos carnavalescos somou mais de 100 mil pessoas”. Isso é bom para as pessoas, para o município e para a economia”, disse.
Atrações municipais como a Banda Carnavalesca; Ruanna Ly; Ricardo e Swing do morro; e regionais como Joan Alessandro, Forró de Elite e Banda Xeiro Verde garantiram a alegria de multidões em cima dos palcos e do trio na Praça Duque de Caxias, na Marabá Pioneira, local que acolheu mais de 30 mil foliões, desde o sábado (02) até a terça-feira (05). A Banda Forró de Elite e Banda Xeiro Verde foram as que mais lotaram o espaço.
A presença da Polícia Militar, Guarda Municipal, DMTU e Agentes patrimoniais garantiram um carnaval tranquilo e com ambiente totalmente seguro para a brincadeira. “O carnaval encerra com saudades e vamos fazer o possível pra que no próximo ano a gente tenha outras inovações e continue essa festa maravilhosa como aconteceu. Não tivemos nenhuma ocorrência e o nosso objetivo era promover essa festa, fazendo com que os outros municípios levem essa imagem positiva”, acrescenta Scherer.
Pela primeira vez o Carnaval de Marabá trouxe uma atração de Olinda do Estado de Pernambuco. A Folia dos Bonecos Gigantes junto com a Orquestra Feminina da Ribeira invadiu a festa de Momo no município animando os brincantes. Olívio Rafael, produtor cultural, contou que a ideia foi expandir a cultura pernambucana pelo Brasil.
“Conseguimos uma parceria enorme com a Secretaria de Cultura de Marabá. Me surpreendi com a quantidade de pessoas que foi brincar com os bonecos gigantes”, destacou.
Ana Kézia, integrante da Orquestra Feminina Ribeira, afirmou que a experiência inigualável. “Eu posso dizer com toda a certeza que foi maravilhoso. É uma experiência única trazer a nossa cultura para Marabá. Essa parceria Prefeitura via Secult e orquestra com certeza vai dar certo, pode contar conosco todos os anos, que estaremos aqui”, afirmou.
Esta também é a primeira vez que a orquestra deixa o carnaval de Olinda, desde a criação em 2014, para se apresentar fora de Pernambuco. Para Eliuza Vieira, que toca saxofone, essa é uma oportunidade de não só levar diversão, mas mostrar o poder da mulher.
“Pra gente foi um presente, é a primeira vez que a orquestra foi convidada para outro estado. Deixamos nossa função lá para vir trazer o frevo para Marabá e ainda mais só mulheres. Quando pegamos nossos instrumentos e tocamos o frevo estamos mostrando para os homens que somos capazes de fazer igual ou melhor que eles”, garantiu.
Na segunda e terça-feira de carnaval, além do desfile, a programação contou com palestra e oficina de bonecos gigantes, oficina de artesanato e vários espetáculos como “Festa de boi”, “Casa de Samba”, “Negritude”, “Eu sou de um país que se chama Pará” e “Frevo Calypso”.
Jefferson Cavalcante, com uma fantasia parodiando a música “Jennifer”, aprovou a iniciativa dos bonecos. “É uma grande novidade para a nossa cidade porque é tradição do nordeste e agora veio para fazer nosso carnaval crescer”.
O coreógrafo Cláudio Yaguara elogiou a programação nos bairros e a novidade pernambucana na festa de momo marabaense. “Tá incrível o carnaval e o mais importante que está dividido nos bairros, o público está sendo prestigiado por um carnaval de qualidade. Parabéns a organização municipal e a ‘invasão’ dos bonecos foi incrível, a gente está de parabéns por curtir o carnaval de paz”, apontou.
Texto: Jéssika Ribeiro e Kélia Santos
Fotos: Jordão Nunes