Cultura: Debates sobre pandemia, literatura e folclore compõem programação da Biblioteca Orlando Lobo

Inicia-se nesta segunda-feira (10), a programação de agosto da Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo. As ações continuam sendo realizadas apenas de forme on-line. A biblioteca permanece com as portas fechadas devido às medidas de segurança, adotadas no combate a Covid-19. A programação pode ser acompanhada na página do Facebook da Secretaria de Cultura de Marabá (Secult).

O destaque do mês fica para a semana sobre a leitura literária nas escolas. O tema Vozes Literárias na Escola em Diálogos será abordado entre os dias 25 e 27 (terça a quinta) e contará com duas mesas redondas, sendo realizadas ao vivo, em cada um dos 3 dias, uma às 19h e outra às 20h30. A primeira delas contará com a participação do escritor e contador de histórias Francisco Gregório, da escritora Cynthia Rabelo e será mediada por Katiuscia Leão de Oliveira.

A programação segue com a participação de outros escritores como André Vianello, Daniel da Rocha Leite, Elisnalva Silva de Freitas, Auricélia de Jesus Ferraira Alves, Franciorlyz Viannza, Cezamar de Olivera, Uerbet Aurélio, Robenilde Lima e outros.

Na segunda-feira (24) será a vez da live do Projeto de Extensão: Artes em todos os sentidos, coordenado pelo Professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Clei Sousa. Será o lançamento do 2º Podcast Catando Feijão, sobre a obra de João de Jesus Paes Loureiro.

Folclore

Outro destaque é para Semana do Folclore Brasileiro, que acontece entre 17 e 22. Serão postados vídeos, sempre às 17h, abordando o tema e contando histórias do folclore nacional. Na abertura, o líder do grupo de pesquisa Batiques (PPGCLC/UNAMA), Edgar Monteiro Chagas Junior, falará sobre cultura e patrimônio cultural: batuques e festejos do Pará.

A programação segue com o vídeo Lava Lava Lavadeira e Boitatá (18), gravados por Simone Cardoso Costa e Amandha Costa da Silva. A Poética do Imaginário Amazônico (19), com Wanda Monteiro, A Boiúna de Marabá (20), com Meure Rodrigues, e O Caracol e a Bola (21), com Bruna Maria Rodrigues.

E no dia 22 de agosto, Dia do Folclore Brasileiro, será postado uma videohomenagem a todas as encantarias, através da História do Botó, contada por Otto Catarino Barromou, de apenas 6 anos. “É um menino prodígio, muito novo e envolvido com as questões culturais. Sua mãe irá filmá-lo e eles nos presentearão com essa semana homenagem, será sensacional”, comenta Evilangela Lima, responsável pela Biblioteca.

Universidades de Marabá e a pandemia

Nos dias 24 e 25 também será abordado o tema Universidade Online, analisando a caminhada da instituição no cenário atual. No primeiro vídeo, às 10 horas, o reitor da Unifesspa, Maurílio Monteiro, falará sobre a situação do ensino e da pesquisa no contexto da pandemia. Às 17h, será a vez do Professor Javan Pereira Mota, da Universidade Estadual do Pará. Já no dia 25 (terça-feira), às 10h, a bibliotecária da Faculdade Carajás, Thays Ferreira Braga Lima, falará acerca dos protocolos adotados nesse contexto de isolamento social.

Outros

Nessa segunda e terça-feira (10 e 11) serão postados vídeos com o tema “Academia de Letras: legado imortal”. Na quinta-feira (13) ocorrerá uma live com mediação do escritor de Marcilio Caldas Costa e com a participação das escritoras Luciana Brandão Carreira e Eliane Machado Soares, discutindo sobre Arte e Literatura. No dia 31, o encerramento acontece com outra live sobre o tema, dessa vez com participação de Airton Souza e Harley Dolzane.

Baixe a programação completa Programação de Agosto 2020

Texto: Osvaldo Henriques
Foto: Arquivo

Acessibilidade