Cultura: Depois de pular a fogueira, agora Bloco“Fogo no Rabo” pula o carnaval

0

Bloco “Fogo no Rabo” surgiu há dez anos em alusão ao grupo junino de mesmo nome. Esse ano a agremiação esquenta pré-carnaval com Banda Luxúria

Nos próximos dias 23 e 24 acontece o pré-carnaval do Bloco “Fogo no Rabo”, em frente ao Estádio Zinho de Oliveira, na Marabá Pioneira, e o Balneário, que é também uma diversão pré-carnavalesca, na escadaria da Colônia Z-30, na orla da cidade.  Mil abadás já foram confeccionados e estão à venda para os foliões.

De acordo com Ademar Gomes, coordenador do Bloco Fogo no Rabo, a festividade é uma forma de reunir a comunidade, mantendo a cultura do país que é o carnaval. A comissão de frente do “Fogo no Rabo”, costuma cair na folia com fantasias diversas.

No dia 23 animação dos foliões ficará por conta da Banda Luxúria e no dia 24 a festa será a vez do “Balneário”, das 14 às 20 horas, juntamente com Bloco Carrinho de Mão, no estacionamento da Z-30 (escadaria). “No balneário além de pular carnaval, as pessoas costumam tomar banho no rio, por isso, ganhou esse nome”, disse o coordenador.

O carnaval oficial do Bloco “Fogo no Rabo” acontece este ano na Orla “Sebastião Miranda”, começando na Praça São Félix de Valois e vai até a Duque de Caxias, em frente à antiga Câmara Municipal de Marabá.

“Tradicionalmente todos os anos saímos na segunda-feira de Carnaval, mas este ano provavelmente sairemos no sábado, dia 2”, lembra Ademar se referindo a programação do carnaval oficial.

HISTÓRICO

O bloco “Fogo no Rabo” surgiu, há dez anos, em alusão ao grupo junino de mesmo nome, criado em 1988, por dois grupos de jovens católicos. O objetivo é envolver jovens, crianças e adolescentes em atrações culturais, a fim de ocupar o tempo ocioso deles e afastá-los do mundo da criminalidade.

“Durante o ano passado, fizemos 800 abadás e não foi o suficiente para os brincantes, convidamos as pessoas dos anos anteriores que já tiverem seus abadás para cair na folia conosco”, finalizou Ademar.

 

Texto: Emily Coelho

Fotos: Arquivo / Bloco

 

 

Nenhum Comentário

ACESSIBILIDADE
X