Cultura: FCCM retoma aulas presenciais
Com a apresentação musical e artística da Companhia de Artes a Fundação Casa da Cultura de Marabá retomou as aulas presenciais de música para seus 664 alunos que estudam na própria e fundação e mais de 500 alunos que participam dos cursos em suas extensões que funcionam em escolas e outras instituições.
A Coordenadora Administrativa da Escola de Música Maestro Moisés Araújo, Rosilan Sobrinho, explicou que o retorno dos alunos às aulas será acompanhado de todo protocolo sanitário que determina as autoridades em saúde pública.
“Estamos retornando aos poucos até alcançar todos os nossos alunos, por isso mesmo não estamos abrindo matrículas para alunos novos. Somente no ano que vem, pois, ainda temos os alunos do ano passado que, em razão da pandemia, tivemos que suspender as aulas e as extensões também estão retornando aos poucos”, informou.
De acordo com a coordenadora, são mais de 13 cursos que atendem os alunos em vários instrumentos musicais. A pequena Julia Souza, de 9 anos, estuda flauta doce e diz que estava ansiosa por esse momento. “É bom estudar aqui, eu e meu irmão já estávamos aguardando pelo recomeço das aulas”, disse a aluna Júlia.
Julia Souza, 9 anos
E a programação que retomou as atividades presenciais na Fundação foi extensa, além da Companhia de Artes da FCCM o público que compareceu ainda pode acompanhar a apresentação da escola de música Moisés Araújo, orquestra Concertante de Flauta Doce, grupo Vocal Itacaiúnas, Banda de Música Júlia Lino Barbosa e Banda Waldemar Henrique.
A presidente da Fundação, Vanda Américo, estava visivelmente emocionada na abertura do evento ao falar aos pais sobre a retomada das atividades presenciais e de ver o espaço que se destina às crianças da escola de música novamente preenchido.
“Esse acolhimento é uma energia, uma vibração e a criança estava precisando disso, esse é um espaço em que ele interage, aprende não somente a tocar um instrumento mas a integração e a preparação para a vida e nós estávamos sentindo falta desse espaço e da presença de nossos alunos”, finalizou a presidente.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Aline Nascimento