Cultura: Festa de Carnaval acontecerá em todos os núcleos da cidade

Já está tudo pronto para a festa cultural mais democrática do país. O Carnaval 2020 de Marabá promete levar folia e alegria a todos os núcleos da cidade. Morada Nova, São Félix e Liberdade contarão com estruturas próprias e grandes shows. Já a Orla de Marabá, principal ponto turístico, terá o arrastão de 21 blocos, que acontece sábado e domingo, a partir das 20 horas, além da apresentação de cantores nacionais.

O secretário de cultura, José Scherer, ressalta que serão mais de 30 agremiações que contam com o apoio da Prefeitura. “Teremos Fogo no Rabo e Renegados no bairro Santa Rosa. Várias outras agremiações nas folhas 15, 18, 23, etc. Também haverá Jegue Elétrico no KM 7, Gaiola das Loucas no Novo Horizonte e por ai vai. A  Prefeitura está apoiando com estrutura para as pessoas se divertirem e aproveitarem a cultura carnavalesca”, conta.

Praça São Félix

A Banda Carnavalesca Messias abrirá a programação no palco principal, na Praça São Félix de Valois, às 21 horas de sábado (22). Logo após será a vez da atração principal, Belinha Lisboa, seguida por Dedê Costa. No domingo (23), a festa começa mais cedo, a partir das 17 horas, e contará com atrações como Humberto e Ronaldo e Nego Melodia. Na segunda (24) e terça-feira (25),  a programação segue com Beto Lima, Ruanna Ly e Sérgio Cachorrão (24) e no outro dia Nilva Burjack, Guilherme Topado e Luizinho Swing.

O arrastão dos blocos, organizado pela Liga Carnavalesca de Marabá (Licam) e com apoio da Secretaria de Cultura (Secult) irá desfilar nos dois primeiros dias de folia, com esquenta começando às 20 horas e a saída dos blocos previstas para 21 horas. “Vamos ter carnaval oficial aqui na Praça com os arrastões e todos blocos que fazem parte da Licam. Vamos iniciar saindo no final da tarde e iremos noite adentro até as 4 horas com bandas locais, regionais e três bandas nacionais”, comenta. Scherer.

Morada Nova/São Félix

Em Morada Nova a festa começará às 19 horas de sábado (22) com o show de Bilu e Banda e Silvio Sousa. No dia 23 a animação ficará por conta de Zé Luis e Banda, Robson Souza e DJ Jhon Play. Já a comunidade do Bairro São Félix cairá na folia ao som da Banda Swing Bom de Farra (22) e Leo Martins (23). O encerramento n está previsto para as 3 horas.

Liberdade

Os moradores do Bairro Liberdade irão curtir todos os quatro dias de festejo com a animação do Dj Ronny Boy e a apresentação das bandas Forró do Xiado (22), Bilu e Banda (23), Gato Safado e MC Wilsim (24) e Guto e Banda (25). “A programação já está fechada, teremos carnaval por toda cidade e esperamos que seja feita uma bonita festa”, complementa Scherer. A segurança de todos os locais será garantida por guardas municipais e agentes patrimoniais e Polícia Militar.

Inclusão

O carnaval de Marabá também busca a inclusão de todos que querem aproveitar a festa. Para isso os idosos do Centro Integrado da Pessoa Idosa Antonio Rodrigues (Cipiar) e dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município também participarão da brincadeira. Eles estarão presentes na Praça São Felix de Valois na abertura da festa.

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps), também realizou  o pré carnaval 2020, com uma festa aberta a comunidade, através do Bloco “Doido é Tu” que visa a inserção dos usuários do Caps na comunidade. O bloco se desfilará no dia sábado (22), a partir das 17 horas, na Avenida Marechal Deodoro. Durante o desfile serão apresentadas peças artesanais, dentre outros trabalhos realizados pelos usuários durante o tratamento.

Texto: Osvaldo Henriques
Foto: Jordão Nunes (Arquivo)

 

 

 

Acessibilidade