Cultura: Festejo junino recebe apoio financeiro de empresa privada
Os grupos culturais que vão participar do 35º Festejo Junino de Marabá , organizado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura, terão mais um reforço financeiro para custear as despesas com aquisição de indumentárias, adereços, instrumentos musicais (no caso dos bois-bumbás), e também fogos.
Nesta segunda-feira (20), foi assinado o Termo de Fomento, em que a empresa de concessão e distribuição de energia Equatorial transfere para a Liga Cultural de Marabá, o valor de R$ 400 mil, para que seja compartilhado o recurso entre os grupos participantes.
Eliane Rafaela Melo Corrêa, Gerente de Relacionamento da Equatorial, informou que o valor foi obtido através da Lei Semear (Programa Estadual de Incentivo à Cultura), onde o valor é descontado sobre o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços), uma iniciativa entre Governo e empresas privadas, para disponibilização de recursos que promovem o desenvolvimento social, cultural e econômico em todo estado.
“Para nós é um momento de extrema importância porque a Equatorial procura sempre valorizar a nossa cultura. Fomos procurados pela Liga, levamos até ao Comitê da empresa que avalia os projetos e obtivemos aprovação do Projeto do Festejo Junino. Hoje estamos disponibilizando o valor para os grupos juninos”, esclarece Eliane Melo Corrêa.
Siba Silva, representante dos grupos juninos, destacou que o apoio financeiro será transformado em um espetáculo inesquecível na Arena, a partir do dia 24. “Esse é um momento de muita felicidade, pois nunca havia acontecido. E esse patrocínio veio pra somar e em troca vamos mostrar um grande espetáculo no festejo. Nossa palavra é agradecimento”, disse.
De acordo com o Presidente da Câmara de Vereadores de Marabá, Pedro Corrêa, o diálogo com a empresa Equatorial já acontece há três anos e, neste ano de 2022, o projeto foi aprovado.
“Junto com os representantes das entidades, apresentamos esse projeto e passados três anos, hoje foi assinado o Termo de Compromisso do repasse desse valor para uso dos grupos, tanto quadrilha como os bois-bumbás. Queremos agradecer todos os envolvidos. Nosso festejo vem se tornando grandioso em todo estado e também em todo território nacional”, destacou o parlamentar.
A Prefeitura de Marabá, através da Secretaria de Cultura, já havia repassado ajuda financeira para os grupos juninos e mantém a estrutura física do evento durante os 8 dias do festejo. José Scherer, titular da Secult, ressalta que o apoio é necessário para ajudar na despesa dos grupos.
“Um apoio financeiro da empresa e o recurso será disponibilizado para os grupos. Esse momento é ímpar para os brincantes, porque o custo do festejo para as quadrilhas é algo em torno de 4 milhões reais somando todos os grupos. São aproximadamente mil brincantes e cada vestimenta, em média, são 4 mil reais. Esse recurso vai ajudar bastante”, afirma.
O 35º Festejo Junino em Marabá acontece no período de 24 de junho a 2 de julho, no Centro Poliesportivo e Cultural do bairro de Santa Rosa, na Marabá Pioneira. A estrutura da Arena Z30 tem capacidade para até 15 mil pessoas sentadas. Ao todo, 32 grupos juninos, entre quadrilhas e bois-bumbás, apresentam-se no Festejo.
Confira a programação completa do festejo aqui: https://maraba.pa.gov.br/festejo-junino-programacao/
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio
Galeria: