Cultura: Fuá da Conceição, Boi Aroeira e Arretados da Paixão são os grandes campeões do 36º Festejo Junino
Na manhã desta quinta-feira, 29, representantes das quadrilhas juninas e bois-bumbás de Marabá reuniram-se no auditório do Cine Marrocos para a apuração das notas que consagraram os grandes campeões da Edição de 2023 do Festejo Junino de Marabá. A contagem de votos foi marcada pela transparência e calmaria.
Com o tema “Parece Mágica – Nos Embalos do Forró 200”, a Junina Fuá da Conceição conquistou o seu primeiro título municipal. A apresentação representou os frequentadores de uma casa de show intitulado “Forró da Fuá” que tendo o preto como base para trazer a modernidade do forró, utilizou um misto de cores remetendo à primavera e ao verão.
O marcador e presidente Anderson Alves conta que a escolha do tema veio de suas vivências.
“Ano passado falamos do circo, lembrava minha infância, com o circo da Xuxa. Esse ano a ideia veio da época de ouro do forró que vivi na minha adolescência, ia para casa do vizinho ver o DVD da Calcinha Preta, então é algo que me tocava e quis trazer esse ano”, explica.
O vice-presidente Procópio Neto destacou que a Fuá já vinha sendo vista como a campeã do povo, com escolhas de tema populares que agradaram o público e aguardava ansioso esse momento de ser campeão.
“É uma crescente. Vencemos um intermunicipal mas o grande objetivo sempre foi o Festejo de Marabá. Agora contemplamos tudo que trabalhamos. Fizemos um São João bonito, apaixonado e preciso. Agora é só comemorar”, garante.
A Fuá da Conceição acabou faturando todas as premiações, levando o título de melhor rainha, melhor casal de noivo e melhor marcador.
Boi-bumbá Aroeira campeão
Surpreendendo muita gente, o Boi Aroeira sagrou-se campeão em uma das belas histórias desse festejo junino. Após fechar as portas no ano 2000, o Aroeira retomou as atividades em 2023 e já pode soltar o grito de campeão, superando grandes nomes da cidade como Boi Estrela Dalva e Flor do Campo.
O tema do boi foi “Nossa infância nas Ruas”, em homenagem aos participantes, pois para retomar as competições a diretoria procurou crianças e adolescentes nas ruas da cidade para participar do projeto cultural.
“Teve gente dizendo que estávamos catando lixo para competir. Não. Estávamos reciclando lixo. Fizemos um trabalho com um espetáculo foi com trabalho de reciclagem. Crianças que estavam lavando carro, vendendo chopp foi que vieram compor nossa história que foi contada na Arena”, explica Naldo da Santa Rosa, presidente do Boi Aroeira.
Grupo B
Pelo Grupo B, a votação foi dominada pela Junina Arretados da Paixão. Fundada em 2017, a Junina estreou no festejo apenas no ano passado e já conquistou o acesso para a primeira divisão. A vitória foi uma conquista para as juninas que buscam abordar temas mais sociais. Com a temática “Nós, Resistência, Cultura e Vida” a junina contou a luta de uma professora que buscou reconstruir sua comunidade através da educação.
““A inspiração veio de todos os ataques que a cultura e a educação passaram nos anos anteriores, com todas as mazelas que ocorreram e, agora, se busca recuperar. Buscamos trazer a importância dessas lutas e da educação ambientado no mundo junino, sem perder a alegria do São João”, comenta o coreógrafo e dançarino Richard Farias.
O presidente da Junina, Thiago dos Santos, destacou a emoção e responsabilidade de ir para a elite do Festejo Junino de Marabá.
“Lutamos muito. A gente tentou no ano passado se encaixar nesse grupo de elite e agora conseguimos. Mas a luta não para porque queremos ficar em primeiro no grupo A também. Manter o pique e evolução”, destaca.
Confira a classificação final do 36 º Festejo Junino de Marabá
Quadrilha Mirim
1º Fogo no Rabo – 49,50 (Campeã)
2º Splendor Junino – 49,40
3º Sereia da Noite – 49,10
4º Amor Perfeito – 48,70
5º Moleca Sem Vergonha – 48,00
6º Gigantes do Norte – 47,90
7º Arrastão do Amor – 47,90
8º Levada Louca – 47,20
9º Coração da Juventude – 47,10
10º – Águia de Fogo – Eliminada
Grupo B
1º Arretados da Paixão – 58,80 (subiu para o Grupo A)
2º Coração de Estudante – 58,20
3º Águia de Fogo – 58,00
4º Rei do Sertão – 57,20
5º Balão Dourado – 56,60
6º Diamante Negro – 56,10
7º Coração da Juventude – Eliminada
Melhor marcador: Léo Vasconcelos – Arretados da Paixão
Melhor casal de noivos: Wilton e Romênia – Arretados da Paixão
Melhor rainha: Mariane Santos – Arretados da Paixão
Boi-bumbá
1º Aroeira – 58,80 (Campeão)
2º Senador – 58,40
3º Flor do Campo– 58,30
4º Estrela Dalva – 58,30
5º Brilho da Noite – 58,20
6º Treme Terra – 57,80
Grupo A
1º Fuá da Conceição – 59,70 (Campeã)
2º Fogo no Rabo – 59,30
3º Arrastão do Amor – 59,20
4º Splendor Junino – 58,90
5º Balão de Chita – 58,00
6º Amor Perfeito – 57,70
7º Sereia da Noite – 57,00
8º Gigantes do Norte – 56,90
9º Levada Louca – 56,80
10º – Moleca Sem Vergonha – 56,10 (Rebaixada para o Grupo B)
Melhor marcador: Anderson Alves – Fuá da Conceição
Melhor casal de noivos: Kemilly e Fabiano – Fuá da Conceição
Melhor rainha: Iza Paixão – Fuá da Conceição
Rainha da Diversidade: Katerine Bardon – Sereia da Noite
A festa continua nesta quinta e sexta-feira com as apresentações das 5 campeãs de cada categoria. Na quinta como Grupo B, sexta com o top 5 dos bois e no sábado com as grandes vencedoras do Grupo A.
“Esse ano fizemos uma modificação na metodologia e agora os grupos retornam para arena se apresentarem enquanto campeãs. Uma situação nova e estamos abertos para qualquer modificação. Mas gostaria de parabenizar os grupos vitoriosos e convidar a população que prestigia os últimos dias do festejo”, comenta Genival Crescêncio, secretário de Cultura de Marabá.
“Foi uma apuração tranquila sem nenhum atropelo. Importante ressaltar que todos os papéis estavam lacrados e tudo feito com bastante transparência e estamos satisfeitos com o resultado obtido”, acrescenta a presidente da Liga Cultural de Marabá, Sebastiana Silva.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio