Cultura: Fuá da Conceição promete grande espetáculo de tradição cristã no Festejo Junino
Começa neste sábado (22), o 34º Festejo Junino de Marabá. As quadrilhas realizam seus últimos ensaios para a festa que é realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (Secult). Uma das mais novas juninas do Grupo A, a Fuá da Conceição, acerta os últimos detalhes para a festa.
Com o tema “Salve Rainha, Tradição e Devoção do meu São João”, a Fuá da Conceição é conhecida por misturar conceitos católicos com a cultura do festejo. O coordenador Anderson Alves conta que “a Fuá surgiu justamente para resgatar a verdadeira ideia dos festejos juninos, que é a festa dos santos populares como São Pedro, São João, Santo Antônio e também as novenas da Nossa Senhora, trazendo o viés religioso de volta para essa mensagem”.
Rotineiramente os ensaios da quadrilha estavam sendo realizados de segunda a quinta, mas com a aproximação do festejo passaram a ocorrer diariamente. “Agora na reta final não paramos nem no domingo, pois tem apresentação. Sempre tem alguma coisa para melhorar”, destacou Anderson Alves.
Ao todo a Junina conta com aproximadamente 60 pessoas entre figurinista, coreografo, produtor, pessoal do apoio e 32 brincantes, sendo seis de destaque que formam três casais principais: a noiva que representa o Imaculado Coração de Maria, o casal de imperadores com a representatividade da Imperatriz da América Latina que é Nossa Senhora de Guadalupe, há também o casal de majestade que simboliza a devoção ao Círio de Nazaré.
A noiva da quadrilha, Karine Pinheiro Vieira, comenta que a expectativa e a responsabilidade são grandes este ano. “Eu era a viúva, esse ano venho como a noiva, representando o Sagrado e o Imaculado Coração de Maria. Somos o coração da quadrilha, com isso vêm o nervosismo e uma expectativa que só aumentam a cada dia” comenta.
Esse ano é a estreia de Daniel Silva como dançarino na arena. “O coração está a mil, a expectativa mais ainda. O nervosismo também a flor da pele. Sempre fui apaixonado e observava a Fuá pela mensagem cristã levada em todas as suas apresentações sem deixar de ser cultural”, disse.
Histórico
A Fuá da Conceição surgiu em 2014 de uma brincadeira junina realizada por pessoas da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. No ano seguinte, eles foram convidados se apresentar no festejo junino. Logo em 2015, no ano da estreia, a Junina foi campeã do grupo B e garantiu acesso ao grupo A. A Fuá da Conceição se apresenta no 3º dia de competições, dia 24, e será a penúltima escola a competir.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sergio dos Santos