Cultura: Irreverência é marca registrada do bloco “Um dia de princesa”
Um dia de princesa é um daqueles blocos de carnaval em que as personagens se invertem. Uma das marcas do grupo é justamente chamar a atenção pela irreverência, quando homens se vestem de mulher, e as fantasias são as mais variadas, fada madrinha, bailarina, heroínas Marvel e tantas outras, enquanto as mulheres aparecem na festa vestidas bem a caráter com roupas masculinas.
O bloco nasceu há 9 anos, a partir de uma iniciativa de um grupo que decidiu realizar uma caminhada pelas ruas da Marabá Pioneira depois que o bloco Gaiola das Loucas deixou de sair pelas ruas do bairro como relata o coordenador da agremiação, Edilson Júnior.
“O bloco um dia de princesa nasceu, eu digo, que é um filhote do Gaiola das loucas. A turma aqui da Marabá Pioneira, que gostava de sair no Gaiola, ficou órfã depois que o bloco deixou de sair aqui pela velha. E num dia de jogo, num domingo de carnaval no Zinho Oliveira, um dos nossos amigos que tinha um carro som, resolveu ligar o carro e o grupo foi atrás e quando chegou na rua Barão do Rio Branco se juntou com outro grupo e assim começou o bloco Um Dia de Princesa, foi assim uma coisa bem empolgante”, informou.
Júnior ressaltou que no ano seguinte o grupo resolveu se reunir e brincar de novo e o número de brincantes só aumentava com o passar do tempo e os foliões investiam mais em fantasias femininas para brincar o carnaval enchendo de alegria as ruas do bairro Francisco Coelho na Marabá Pioneira. A sede do bloco fica na rua 27 de Março. Edilson Júnior esclarece que, a partir da próxima semana, será montada uma tenda para reunir os brincantes e já irem montando as fantasias para o arrastão do bloco.
“Nós estaremos com uma tenda aqui na sede e pretendemos fazer uma feijoada pra turma que vai comparecer. Temos também os abadás que devem chegar ainda esta semana e está aberto para que todos venham brincar o carnaval. Com ou sem abadá podem participar. Aqui o homem se veste de mulher e a mulher se veste de homem e caímos na folia”, afirma Edilson Júnior.
Programação
Esse ano o arrastão acontece no dia 03 de março, com uma concentração na sede do bloco, a partir das 16 horas, e depois um trio elétrico puxa o bloco pelas ruas do bairro Francisco Coelho, saindo da rua 27 de março e segue pela rua Barão do Rio Branco em direção a Marechal Deodoro (Orla de Marabá), onde o grupo se junta aos demais blocos de carnaval.