Cultura: Museu tem alta demanda de visitas escolares no mês de abril
Um dos serviços mais utilizados do Museu Municipal Francisco Coelho é a visita de alunos das escolas, faculdades e cursos do município, que utilizam o espaço para o aprendizado sobre a história, ciclos econômicos, culturais e outras áreas do conhecimento, disponíveis no local. No mês de aniversário da cidade, essa demanda costuma aumentar com a visita de escolas do ensino infantil e fundamental.
Nesta quinta-feira (7), por exemplo, foi a vez dos alunos do Núcleo de Educação Infantil David Abreu de Souza realizarem visitas pelo período da manhã e tarde. “A escola tem essa cultura de trazer (os alunos) durante o mês de aniversário. Visitamos locais como a Fundação Casa da Cultura, (parque) zoobotânico e agora temos esse espaço maravilhoso para trazer os alunos”, comenta a professora Deusilene da Silva Oliveira.
Ela explica que para eles e os alunos a visita é um momento mágico. “Tem aluno que quando falamos que iriamos vir já ficaram animados e eles contam tudo para os pais que acabam se animando também. Na escola nós falamos, contamos, levamos o lúdico, mas aqui eles têm outras experiências. Conseguem ver coisas que lá é apenas falado e contado. Ver a alegria deles é contagiante e confesso que para nós professores a visita é muito gostosa e produtiva também”, completa.
A chefe de divisão do museu, Maria Alves, comenta que normalmente são realizadas em torno de 6 a 7 visitas de escolas por mês no museu, mas que neste mês a procura é maior e chegam a ter duas visitas apenas em um dia. A visita às escolas e instituições é feita de segunda a sexta-feira e pode ser agendada pelo email: atendimento@casadacultura.org.
Desde sua inauguração, há um ano e oito meses, o museu já teve 13.516 visitantes, lembrando que boa parte desse período foi durante a pandemia, onde as visitas eram limitadas pelo isolamento social. Só em março deste ano foram 560 visitantes.
O museu também realiza esporadicamente programações especiais, como I Entardecer no Museu Francisco Coelho, realizado na sexta-feira, 25 de março. O evento reuniu literatura e música com público de diferentes faixas etárias. Para o mês de abril estão previstas programações especiais nos dias 22, 23 e 24 de abril, em referência ao Dia do Espírito Santo. Para maio já estão sendo preparadas programações em referência a 20ª Semana Nacional dos Museus, entre os dias 17 e 30.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sérgio Barros