Cultura: Órgãos definem esquema de segurança para o 34º Festejo Junino de Marabá

A 34ª edição do Festejo Junino de Marabá ocorre do dia 22 a 29 de junho, no complexo cultural e esportivo do Bairro de Santa Rosa

A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) se reuniu com os os órgãos de segurança do município, na manhã desta quinta-feira (13), com o objetivo de planejar as ações de segurança durante o 34º Festejo Junino de Marabá, que ocorre do dia 22 a 29 de junho, no complexo cultural e esportivo do Bairro de Santa Rosa. A reunião ocorreu no Centro Cultural Cine Marrocos, na Marabá Pioneira.

Participaram da reunião representantes do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e Militar, Guarda Municipal, Departamento Municipal de Trânsito, Secretaria de Meio Ambiente (Semma), Secretaria de Saúde e representantes da Liga Cultural de Marabá.

O secretário municipal de cultura, José Scherer, enfatizou que o Festejo Junino já se tornou um dos maiores eventos culturais da região e solicitou novamente o apoio dos órgãos de segurança durante os oito dias de evento. “O Festejo Junino é um evento familiar e precisamos pensar na segurança das pessoas que vão para assistir e também na segurança dos brincantes dos grupos”, explicou Scherer.

De acordo ainda com ele, no complexo cultural do bairro de Santa Rosa será montada uma grande arena para apresentação dos grupos, estrutura de arquibancada metálica com capacidade para 15 mil pessoas, praça de alimentação com dois espaços, sendo que no segundo espaço será montado um palco para as apresentações artísticas, além de exposições de artesanato e venda de comidas típicas. “Estamos montando uma estrutura ainda mais arrojada em comparação ao ano anterior, vamos melhorar significativamente a estrutura do evento”, destacou.

O coronel David Sara, comandante do 4º Batalhão da PM em Marabá, garantiu parte do efetivo policial durante todo o evento para dar suporte ao esquema de segurança que será montado em conjunto com outras forças policiais. “Estaremos acompanhando todas as noites de evento com nossas patrulhas”, destacou o comandante.

Gilberto Campos, coordenador de trânsito DMTU, também comentou sobre o esquema no trânsito que será montado para dar maior viabilidade aos veículos nas vias próximas à Arena. “Estaremos com um efetivo organizando o trânsito para dar mais segurança às pessoas que vão se dirigir até o complexo cultural. Mas é bom lembrar que as pessoas respeitem os locais de estacionamento e os limites dos veículos e motos”, lembrou Gilberto Campos.

O Festejo Junino já está na 34ª edição e a cada ano toma dimensões bem maiores. No ano de 2018 ele ganhou maior visibilidade pois foi incluído no  Mapa dos Festejos juninos pelo Ministério do Turismo. Cerca de 50 mil pessoas passaram pelo evento durante os oito dias de festa. Ademar Dias, da Liga Cultural de Marabá, acompanha há 31 anos o Festejo, para ele, o crescimento do evento é algo que ninguém podia imaginar.

“Desde quando nós começamos, jamais imaginávamos que ganharia uma repercussão tão grande, a nível nacional, e isso graças a sensibilidade do prefeito Sebastião Miranda. Queremos agradecer a ele por aumentar a subvenção e isso nos dá um novo gás, nos impulsiona também a fazer melhor a cada ano e os grupos estão felizes. Estamos avançando muito todos. Os grupos estão preparando um excelente espetáculo”, afirmou Ademar Dias.

Ademar Dias representante da Liga Cultural

Texto: Victor Haôr

Fotos: Paulo Sérgio

ACESSIBILIDADE
X