Cultura: Praça da Juventude celebra encerramento do semestre com arraiá recheado de apresentações
O arraiá estava recheado de apresentações com as mães do Projeto de Zumba, Boi Brilho da Noite e Junina Gigantes do Norte
A noite de quinta-feira, 22, foi de muita animação para a comunidade do bairro Km-7 e região. O arraiá da Praça da Juventude levou alegria e animação com a apresentação do grupo de zumba da Praça e convidadas, do Boi Brilho da Noite e da Junina Gigantes do Norte. A Banda Moisés de Araújo da FCCM também tocou durante o evento.
“Hoje é o arraiá da praça que comemora a festa junina e celebrando o encerramento das aulas com essa festa maravilhosa. Muita festa, muita alegria para contemplar os alunos, mães e comunidade em geral. A culminância das aulas do semestre se dá com essas apresentações. Estamos felizes com a iniciativa para trazer alegria pro povo e comunidade em geral”, explica a vice coordenadora da Praça da Juventude, Maria Bernarda Fernandes, conhecida como Bel.
O projeto de zumba da Praça da Juventude abriu as apresentações. O grupo conta hoje com 320 mulheres, que atuam tanto no Km-7, como na extensão localizada no Bairro São Félix. Mas a professora de zumba da Praça, Jéssica Costa explica que para essa apresentação foram convidadas cerca de 400 mulheres contemplando outros grupos.
“Convidamos alguns grupos de marabá para participar com a gente. Grupos da Semel, pessoal da Fanta, Araguaia, Amapá, além do São Felix que é nossa extensão. Tivemos um aquecimento, direcionamos as meninas e só cobramos muita animação. É um desafio, mas é maravilhoso. As meninas esperaram muito por isso, principalmente depois da pandemia que muitas ficaram paradas por serem senhoras’, explica Jéssica.
Uma das participantes foi a Joseli Brilhante. Ele conta que participa do projeto há cerca de dois anos e já sente a diferença em sua vida. Joseli também compartilha a alegria de participar da apresentação.
“Está maravilhoso, aqui a gente se diverte, esquece dos problemas em casa. Prazer enorme de participar das brincadeiras. Mudou muita coisa em minha vida. Mudou meu corpo, ajuda na saúde da gente, na autoestima, motivação. Maravilhoso”, opina Joseli.
A segunda apresentação foi do Boi Brilho da Noite, que representou a comunidade do Km-7. O Boi foi muito aplaudido e celebrado pelos moradores do local.
“Foi bom demais se apresentar aqui. É sempre bom se apresentar no nosso próprio bairro para eles verem nossa cultura. Para saberem o nosso valor. É sempre bom demais dançar aqui no bairro”, comenta o Pajé do Boi Brilho da Noite, Charles Tamachiro.
Leomar Pereira Lima, 58 anos, foi um dos que prestigiou a apresentação.
“Minha mulher veio se apresentar no grupo de zumba e eu vim assistir ela e as outras apresentações. Estou aqui apreciando e estou achando ótimo. Muito gostoso e divertido de assistir. Que tenham mais vezes”, comenta.
A Praça da Juventude atende atualmente mais de 900 crianças em 12 modalidades disponíveis: karatê, capoeira, skate, violão, informática, futsal, balé, flauta doce, fanfarra, musicalização, teatro e voleibol, além das mães que participam o projeto de zumba.
Além do curso, os alunos têm acesso a assistente social, psicólogo e pedagoga. Serviço que também é estendido para as mulheres que participam das aulas de zumba. O centro conta com segurança e vigilância 24 horas, possui uma quadra para práticas de esportes, mesas de jogos, pista de skate, área de passeio, salas multiuso, sala de leitura, entre outros. A Praça da Juventude também oferece alimentação de qualidade aos alunos.
A presidente da da Fundação Casa da Cultura de Marabá, Vanda Américo, também participou das apresentações dançando e ressaltou o sucesso da Praça da Juventude.
“O Projeto da Praça da Juventude tem dado certo. A maioria das mulheres que se apresentaram aqui hoje são mães de alunos que estudam aqui. O Espaço tá a cada dia com mais atividades, mais atenção. Temos assistente social, atendimento psicossocial é presente, estamos bastante atentos às questões dos nossos jovens. Visitando, conversando, fazendo reunião com os pais para evitar a evasão escolar”,
As inscrições para o segundo semestre da Praça da Juventude começam na última semana de julho.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Secom