Cultura: Público do 34º Festejo Junino ultrapassa 80 mil pessoas durante as oito noites de festival
O 34º Festejo Junino de Marabá foi um sucesso. Segundo a Secretaria de Cultura de Marabá (Secult) mais de 80 mil pessoas passaram pela estrutura montada no Complexo Poliesportivo do bairro Santa Rosa, durante os oito dias de festival. Na noite de despedida, a arena, com capacidade para sete mil pessoas, ficou pequena para tanta gente. Sem contar as inúmeras pessoas que assistiram ao festejo pelo telão, posicionado na Praça da Alimentação, e pelas redes sociais da Prefeitura, que transmitiram todos os dias do festejo ao vivo.
O prefeito Tião Miranda, que assistiu a última noite de apresentações, disse estar impressionado com o que viu “É impressionante o que tem aqui hoje. A gente fica feliz por ver isso crescendo dia a dia. Vemos que as arquibancadas se tornaram pequenas para o tanto de gente. Se tornou uma festa cultural, que é talvez a mais importante de Marabá hoje. Dia de festa, de tradição e dá para ver que o povo gosta muito”, pontuou.
O gerente de loja, Warles Nascimento, 23 anos, concorda com o prefeito. Ele conta que foi em sete noites. “O festejo está de parabéns, um evento bem organizado, público grande, quadrilhas muito boas. Estou aqui prestigiando com minha esposa e queremos agradecer o prazer de poder vir para cá passar a noite e poder desfrutar de tudo isso”, elogiou.
A magia do festejo contagiou inclusive quem veio de fora. A gaúcha, Liziane Meireles, conta que veio ano passado à Marabá para ficar por três anos, teve a oportunidade de assistir as quadrilhas e fez questão de voltar em 2019. “Está maravilhoso. Cheguei à cidade vai fazer dois anos e venho sempre com meu marido. O evento está de parabéns, com certeza ano que vem virei de novo”, afirma Liziane, que admitiu ter se apegado a Junina Fogo no Rabo.
A estudante Lorrani Gastão, 15 anos, que assistiu o Festejo pela primeira vez nesse sábado (30), também elogiou. “Estou achando muito bom. Está muito bacana. Nunca tinha vindo”, conta. Nilson Ferreira 29 anos, técnico em eletrônica, reforçou o comentário. “A estrutura está bonita, o festejo está cada vez melhor. Estão de todos de parabéns”, disse.
O secretário de cultura, José Scherer, destaca que o festejo ocorreu sem problemas e superou as expectativas. “Encerramos essa etapa e a expectativa que tínhamos foi superada. A festa aconteceu sem nenhuma ocorrência grave ou algo que prejudicasse o espetáculo. Tudo uma maravilha, um programa de família. Encerramos com chave de ouro. Uma oportunidade para jovens, adultos e demais pessoas que se apresentaram e mostraram seu talento e sua arte para o grande público. Isso é emocionante”, conclui.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Jordão Nunes