CULTURA: 33º FESTEJO JUNINO DE MARABÁ INICIA DIA 23 COM ARRASTÃO DOS GRUPOS
A festividade ocorre do dia 23 a 30 de junho com a participação de 14 quadrilhas adultas, sendo 9 do grupo A e 5 do grupo B, além de 5 bois-bumbá.
No mês de junho a expectativa da população fica por conta do festejo junino oficial realizado pela Prefeitura de Marabá, através da Secretaria de Cultura (Secult), uma festa que sempre atrai grande público para a praça de esportes localizada no bairro de Santa Rosa, à altura da Colônia Z-30, na Orla Sebastião Miranda.
Neste ano, nove equipes da categoria adulta do “grupo A” disputam o título de melhor quadrilha junina de Marabá, sendo que 5 quadrilhas na categoria adulta do grupo B disputam duas vagas de acesso à série A (campeã e vice campeã), e o último colocado do grupo A desce para disputar o grupo B em 2019.
Na categoria mirim são 4 grupos que farão uma apresentação especial. Já o Boi Bumbá, que vem se tornando uma atração especial durante o festival junino, a disputa terá 5 grupos participantes em busca do título: Brilho da Noite, Estrela Dalva, Flor do Campo, Rei do Campo e Treme Terra, representando bairros diferentes de Marabá como Liberdade e Independência, Marabá Pioneira e Nova Marabá.
ESTRUTURA
A Prefeitura de Marabá está montando uma mega estrutura para receber mais de 5 mil pessoas por noite durante o festival que vai acontecer no período de 23 a 30 de junho. A abertura será com um grande arrastão dos grupos pela Orla Sebastião Miranda que vai da Praça Duque de Caxias até a arena do Festival Junino no bairro de Santa Rosa. Além da Arena, o espaço contará também com praça de alimentação com vendas de bebidas e comidas típicas e onde será montado também um palco para apresentações culturais.
PROGRAMAÇÃO
Não fique de fora de nenhuma atração do Festival Junino 2018, acompanhe na programação organizada pela LIGA DOS GRUPOS JUNINOS DE MARABÁ:
Dia 23 (Sábado) – Abertura Oficial com o tradicional Arrastão dos grupos juninos, inicia em frente à antiga Câmara de vereadores na praça Duque de Caxias até a arena do Festival no bairro de Santa Rosa;
- Seletiva Estadual promovida pela AQUANTO (Associação de Quadrilhas do Estado Pará);
- Escolha da Rainha da Diversidade e Rainha Junina
- Escolha do casal Junino
Dia 24 (Domingo) – Inicio das eliminatórias dos grupos
Dia 26 (Terça-feira) – Encerramento das eliminatórias
Dia 27 (Quarta-feira) – Final do grupo B
Dia 28 (Quinta-feira) – Final dos bois-bumbá
Dia 29 (Sexta-feira) – Final do Grupo A
Dia 30 (Sábado) – Seletiva estadual de quadrilhas e casal de noivos
- Realização do Intermunicipal de Quadrilhas (obs: sem a participação dos grupos de Marabá)
- Encerramento