Cultura: Secult promove oficina para orientar inscrição em Prêmio de Cultura Popular

0

As inscrições para o Preamar serão gratuitas e foram prorrogadas até o dia 14 de novembro

Secretaria de Estado de Cultura do Pará lançou Edital de Seleção nº 10/2019 do Prêmio Preamar de Cultura Popular. A premiação é oferecida a proponentes de projetos culturais que estejam em plena fase de atividade e desenvolvimento a pelo menos um ano. Nesta quinta e sexta-feira (dias 07 e 08 de novembro), na Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo, haverá uma Oficina sobre o Edital, ministrada pelo Professor Airton Souza, com orientações sobre a documentação necessária para inscrição e elaboração do projeto. As inscrições para a oficina podem ser feitas no local.

“É um projeto de cultura popular para seleção dos produtores culturais da região. Visa o fortalecimento das expresses culturais e produções artísticas da nossa região. Por isso estamos promovendo aqui oficinas na biblioteca com pessoas especializadas que sabem elaborar os projetos para ensinar e fazer com que os produtores culturais possam assimilar e aprender a usar a plataforma”, explica José Scherer, Secretário de Cultura de Marabá.

Para efeito do Edital entende-se por manifestação cultural: apresentações, exposições, intervenções, cortejos, performances, nas mais diversas linguagens em que estejam presentes a música, o canto, a contação de histórias, a dança, encenações, festas, literatura, jogos, brincadeiras etc. São expressões oriundas dos conhecimentos, dos costumes e tradições de um povo e, por isso mesmo, os contornos são imprecisos, acolhendo as complexas expressões de saberes, fazeres, práticas e artes produzidas por uma comunidade. Cabem nessa perspectiva, por exemplo,  Bois-bumbás, hip hop, quadrilhas, grupos de carimbó, cordões de bichos, literatura de cordel, lundu, samba de cacete, banguê, coco, tambor de crioula, marujadas, realizados, dentre outros.

Os premiados recebem uma premiação de 20 mil reais para execução do seu projeto. “É um bom incentivo aos aos produtores culturais da cidade para que eles possam lançar seus projetos e promover a cultura popular. Por isso estamos auxiliando no que é possível”, complementa Scherer. 

As inscrições para o Preamar serão gratuitas, e foram prorrogadas até o dia 14 de novembro de 2019, e poderão ser efetivadas pela internet através do e-mail: premiopreamar@secult.pa.gov.br.

Segue Edital: Edital_-_premio_preamar_de_cultura_popular

 

Nenhum Comentário

ACESSIBILIDADE
X