Cultura: Bairro Liberdade celebra o carnaval em segurança

A alegria de carnaval contagiou todos os núcleos da cidade. No bairro da Liberdade centenas de foliões saíram às ruas para curtir os shows de Forró do Xiado (22), Bilu e Banda (23), Gato Safado (24) e Guto e Banda (25), além da animação do DJ Ronny Boy. Tudo isso com muita segurança.

O Departamento Municipal de Segurança Institucional garantiu que todos pudessem curtir ao máximo a diversão sem se preocupar. Foram duas viaturas da Guarda Municipal uma da Segurança Patrimonial, além de mais 10 agentes que fizeram a segurança do evento, bem como a presença da Polícia Militar. O Departamento Municipal de Trânsito (DMTU) também marcou presença com três viaturas e cinco agentes que fecharam a Avenida Paraíso.

“Sempre gostei do carnaval da Liberdade, fica bom para gente que mora aqui. As pessoas falam mal da Liberdade, que é perigoso, mas aqui está super tranquilo, trago meu filho e meu sobrinho de 14 e 16 anos, confio porque percebemos que está tranquilo, bem seguro”, comenta a agente de serviços gerais, Luziana Pires.

Luziana Pires

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou ações na festa. Uma ambulância ficou à disposição dos foliões para qualquer imprevisto. Além de uma enfermeira e uma técnica a enfermagem que fizeram plantão durante as quatro noites. “Temos os kits de primeiros socorros, sutura e estamos preparados para qualquer ocorrência. O importante é que todos possam se divertir sabendo que caso algo ocorra eles estarão amparados”, explica a enfermeira Edilene Melo Trajano.

O pessoal do Centro de Testagem e Aconselhamento / Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE) também participou distribuindo preservativos e realizando testes rápidos de HIV/AIDS e hepatites virais, além de alertar a população sobre os riscos das IST- Infecções Sexualmente Transmissíveis. A cuidadora, Lindalva da Silva Sousa, foi uma das que aproveitou a ação para se prevenir. “A energia está boa, está tudo excelente, é fazermos nossa parte para garantir que a festa seguisse sem nenhum problema”, acrescenta Lindalva.

Lindalva da Silva Sousa

A festa

Durante a brincadeira, algumas pessoas foram chamadas para subir no trio elétrico, como a dona de casa, Francilene “da Liberdade”, 29 anos. “Estou achando ótimo, costumo vir com frequência e 2020 está ótimo. Achei ótimo subir no palco, só não achei melhor porque não ganhei”, contou.

Muitas pessoas aproveitaram também para desfilar com os seus blocos. A pequena Tahiamynne Rodrigues, 11 anos, e sua mãe Neide Rodrigues aproveitaram a noite ao lado das amigas do Bloco das Coleguinhas. Empolgada, a garota conta que cada noite foi com uma fantasia diferente. “A gente faz as camisas, comemora todo mundo junto, é muito legal. Eu vim de anjinho e de bailarina”, disse.

Além dos shows,  houve algumas apresentações de grupos de danças. Geovani Souza, 19 anos, aproveitou a festa ao lado do Dj Johnes Cobra, 21 anos, os dois fazem parte do Bloco Os Brutos e estavam entre os mais empolgados da noite. “O carnaval da Liberdade está de parabéns, melhor carnaval que está tendo, organizadores de parabéns, todo mundo curtindo junto. É só folia”, celebra Geovani.

Geovani Souza
Tahiamynne Rodrigues

 

 

 

 

 

 

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio 

Veja outras fotos

 

Acessibilidade