SMSI: Curso de armamento, munição e tiro da Guarda Municipal encerra com cerimônia
Na tarde desta terça-feira (16), no auditório da Faculdade Anhanguera, os departamentos da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI) participaram da cerimônia de encerramento do curso de Armamento, Munição e Tiro, ministrado aos Agentes da Guarda Municipal de Marabá (GMM) pelo Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), por meio de cooperação técnica entre a Prefeitura e a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup). Além dos coordenadores de cada órgão, estiveram presentes o titular da SMSI, Jair Guimarães, e o vice-prefeito Luciano Dias, representando a Gestão Municipal.
“Essa é mais uma etapa da preparação dessas pessoas que estão em franca atividade nas ruas de Marabá, protegendo a comunidade e nosso patrimônio público também. A SMSI tem investido na segurança e na preparação dos nossos agentes. E dessa forma, a Prefeitura adquiriu armamentos para que a Guarda utilize e com esse treinamento indispensável, eles poderão se armar, como a legislação já permite”, assegura o vice-gestor.
Para o Secretário de Segurança Jair Guimarães (SMSI), desde o início da atual gestão municipal, a Guarda recebeu diversas melhorias como equipamentos, veículos e cursos de capacitação, como o de armamento, munição e tiro.
“Este curso precisava ser realizado para que a gente fechasse todos os critérios da Polícia Federal, para que pudéssemos armar a nossa Guarda, para um melhor suporte aos demais órgãos como DMTU, Semma, DMSP, dentre outros parceiros. E a gente vê que crescemos muito desde 2017. Temos trabalhos excepcionais, como a Patrulha Maria da Penha, o Canil que faz as apreensões de droga, o grupamento ambiental junto à Semma, além da ronda escolar. Com este armamento responsável, tenho certeza que os trabalhos da GMM serão muito mais eficazes, combatendo a segurança e proteção da população de Marabá”, destaca o titular da SMSI.
A capacitação foi dividida em duas turmas e formou 77 Agentes. A primeira, com 40 servidores, ministrada em novembro, e a segunda, com 37, realizada este mês.
O Inspetor Wiliscley Leão, coordenador da Guarda Municipal, explica que a capacitação foi necessária por conta da regulamentação da Portaria 9, estabelecida pela Polícia Federal, onde é determinado à toda a Guarda Municipal, obrigatoriamente, o currículo de formação da disciplina de armamento e tiro, de no mínimo 100 horas, para ter acesso à habilitação ao porte de arma institucional.
“Até então, a nossa Guarda ainda se encontrava limitada e algumas ocorrências ela podia atender, mas hoje com este curso e a autorização do porte de armas, estaremos muito mais seguros e aptos para atuar nessas questões”, garante o inspetor.
Para o Sargento Cabral, instrutor do IESP vindo de Belém, é o início de um momento no qual aumenta-se a responsabilidade no serviço, além de promover a segurança.
“Como foi bem frisado com os alunos no curso, a partir de agora será uma responsabilidade muito maior, pois o porte de arma de fogo vai oferecer a eles uma maior possibilidade, uma ferramenta a mais na proteção própria e de terceiros”, pontua o instrutor.
A etapa se faz significativa para a Inspetora Sandra Maria Costa e também ao Guarda Paulo Vinícius. Ambos são servidores na GMM há 12 anos.
“Este curso foi fundamental para nós, pois há muito tempo lutamos pelo porte de arma, e, agora, veio para contribuir bastante. Aprendi muito nas aulas teóricas e práticas, e dessa forma a gente visa contribuir bastante com os demais colegas dos outros departamentos”, comenta a inspetora.
“É um ganho pessoal, conhecimento e prática de tiro. Mas o que importa realmente é que a sociedade só tem a ganhar, pois poderemos prestar mais segurança aos munícipes e a nós também, pois para fazermos a segurança, temos que ter a nossa segurança pessoal primeiramente” afirma o Guarda.
Outras fotos:
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio