Seaspac: Curso de culinária paraense encerra com entrega de certificados
A rica culinária paraense foi tema de um curso voltado para mulheres e empreendido pelo Departamento de Emprego e Renda da Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac). O curso aconteceu durante duas semanas no Instituto Casa da Criança Santa Rosa, na Marabá Pioneira, e terminou nesta sexta, 2, com a entrega de certificado às participantes.
Cristiana Testa tem 48 anos e trabalha com artigos personalizados. Nascida no Paraná, chegou em Marabá há 47 anos e de lá para cá já se considera uma “PARÁnaense”, como ela diz. A culinária daqui a cativou a ponto de aproveitar a oportunidade e se aprofundar no assunto.
“Durante todo esse tempo, a minha comida predileta é a paraense e eu sempre quis entender como é que funciona, porque eu sei comer, eu não sei fazer. E aqui, com esse curso, foi uma oportunidade que eu tive para aprender e fazer para minha família. Eu não fazia ideia de como fazia um pato no tucupi, a maniçoba, para mim, era um enigma, e hoje a gente aprendeu bastante”, ressalta.
É para ajudar mulheres como Cristiana que o Departamento de Emprego e Renda dispõe de cursos e oficinas que possibilitam a elas ter autonomia financeira. As formações são em segmentos como culinária, artesanato e serviços, como curso de cabeleireira e barman, por exemplo.
A diretora do Departamento de Emprego e Renda da Seaspc, Derace Frota, reforça o papel social importante que os cursos e oficinas têm na vida das pessoas atendidas, em especial as mulheres.
“Muitas mulheres hoje não tem emprego, vivem vulneravelmente, numa vida que não tem como sair de casa porque tem que cuidar da família. Através desses cursos que o Departamento de Emprego e Renda oferece para a comunidade é para que essas mulheres tenham uma fonte de renda, que possam trabalhar em casa, ajudar no sustento familiar e possam agregar com esses cursos um emprego”, declara a diretora.
O curso contou com a participação de 19 mulheres, com carga horária de 40 horas. Quem ministrou foi a chefe de cozinha Alcione Cabral, que trabalha há 15 anos com culinária. Natural do Espírito Santo, ela mora em Marabá há 45 anos e compartilha o sentimento de ensinar o que sabe para as alunas.
“Para mim, foi uma novidade porque aqui é uma troca de experiências. Aqui, nós aprendemos muitas coisas com as próprias alunas também, elas têm muita técnica, muitas dicas. Elas já estão fazendo, divulgando o trabalho delas. O que eu falo para elas é que esses cursos são valiosos para as mulheres que querem colocar seu negócio, trabalhar por conta. Isso ajuda na renda mensal. Ao mesmo tempo, elas estão trabalhando, ganhando seu dinheiro e cuidando da casa e dos filhos”, destaca a chefe de cozinha.
Os pratos trabalhados durante o curso foram vatapá, maniçoba, pato no tucupi e tacacá. Os conhecimentos sobre esses pratos típicos da culinária paraense ajudaram Maria do Socorro da Costa, de 55 anos, a aperfeiçoar seu trabalho com venda de comidas durante o próximo Festejo Junino. Ela já conseguiu a licença para vender comida durante os nove dias do evento emitida pelo Departamento do Código de Postura do município e estava animada com a conclusão do curso.
“Eu fiquei muito maravilhada por esse curso e já lembrando que vai ter o nosso festejo. Teremos a Barraca da Alegria, que será a minha, e a da minha irmã, a Barraca da Negona. Lá, a gente trabalha com comidas típicas, vatapá, maniçoba, galinha no tucupi, tacacá, torta, bolo de chocolate. Então, foi ótimo. Estão todos de parabéns”, celebra.
A titular da Seaspac, Nadjalúcia Oliveira, esteve presente na entrega dos certificados de conclusão do curso. A secretária pontua que uma das missões da secretaria é encontrar meios de ajudar as mulheres a alcançarem independência.
“O objetivo é a gente gerar emprego e renda, em especial porque no dia a dia de atendimento a gente percebe que as nossas usuárias, quase todas relatam, nos relatórios sociais, que estão desempregadas. Nós estamos criando estratégias porque se essa mulher tiver desejo e vontade, ela vai criar autonomia financeira. É esse nosso objetivo”, explana.
Serviço
Na próxima semana, o departamento inicia o curso de barman no flutuante Skala, na Orla de Marabá. Também iniciará o curso de salgados no Cras Bela Vista e de tortas e bolos em uma associação no bairro Amapá. Mais informações na sede da Seaspac, na Agrópolis do Incra, núcleo Cidade Nova.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio Santos