SMSI: Inicia 2ª fase do curso de formação de Guardas Municipais
Esta semana, o curso de formação de Guardas Municipais entrou no segundo módulo. Agora por conta de três desistências, apenas 11 dos 14 candidatos habilitados para a formação continuam no treinamento. O encerramento da primeira etapa aconteceu dentro da programação alusiva ao aniversário de 12 anos da Guarda Municipal em Marabá, comemorado em 23 de julho, com uma ação social no Hemocentro de Marabá, onde doaram sangue.
Os candidatos foram aprovados no Concurso Municipal de 2018 e convocados pela Prefeitura Municipal este ano para a etapa final. O curso tem caráter eliminatório e a formação é requisito para a posse oficial do cargo de agente da guarda municipal.
De acordo com o subcomandante da GM, Inspetor Maciel Chaves, que também é coordenador instrucional do curso de formação, no primeiro módulo as aulas foram realizadas na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Os candidatos passaram por 18 disciplinas, etapa focada em legislação, conhecimentos sobre crimes, procedimentos de apresentação na delegacia, o trabalho com órgãos de forma integrada, contexto da comunidade escolar, Meio Ambiente em relação a Defesa Civil, bem como, os atendimentos e legislação dos bombeiros aplicados em grandes catástrofes e as leis pertinentes a Guarda Municipal, como o código de ética, grupamentos e atuações.
“Ao final, eles fizeram uma prova com 50 questões de todas as matérias que foram ministradas. Agora, no segundo módulo, eles vão aprender mais a parte prática. Abordagem de pessoas, veículos e embarcações. Também terão a primeira etapa do curso de tiro, primeiros socorros, combate a incêndios, brigadistas, defesa pessoal, atividades físicas, isso tudo será feito agora”, esclarece o inspetor.
O curso, que teve início no dia 13 de junho, tem a duração de quatro meses. Passados os dois módulos de conhecimentos gerais, já concluído, e o de conhecimento específico, em andamento, a última fase será voltada ao armamento, munição e tiro, somente para aqueles considerados aptos.
“O terceiro módulo terá duração de 160 horas para habilitação ao uso de arma de fogo. Passarão por aula teórica e prática. No final destes últimos dois módulos, eles devem conseguir o conceito “Apto” para assumir o cargo”, explica o subcomandante.
Os módulos estão sendo ministrados por professores do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e agentes da Guarda de Marabá. A previsão de conclusão da formação é entre o final de setembro e inicio de outubro.
Em Marabá, atualmente a Guarda Municipal de Marabá (GMM) tem 73 agentes e com a formação dos novos guardas, a cidade ganhará reforço na segurança.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Divulgação SMSI