SMS: Funcionários do HMI recebem curso de Libras em parceria com a UEPA
Entre os meses de maio e junho, 24 funcionários do Hospital Materno Infantil (HMI) participaram do curso de Língua Brasileira de Sinais, realizado pelo Setor de Educação Permanente do HMI em parceria com a Universidade do Estado do Pará (UEPA).
As aulas aconteceram às terças e quintas, das 19h às 21h, no auditório do hospital, e foi aberta aos profissionais de saúde interessados em participar. Ao final, os participantes receberam certificado de conclusão com carga horária de 60 horas.
A partir da necessidade constatada pelos próprios profissionais de saúde, o Setor de Educação Permanente buscou parceria junto à UEPA. O objetivo do curso é tornar o atendimento do HMI mais inclusivo para a população surda assistida no hospital entre gestantes, desde o pré-natal ao pós-parto, e familiares.
O curso foi ministrado pela professora Ana Pimentel, do curso de Licenciatura em Letras – Língua brasileira de sinais (LIBRAS) da UEPA, em Marabá. A professora explica o conteúdo ministrado aos profissionais de saúde.
“Foi trabalhado o contexto de família, cumprimentos, meses, anos, números e também foi focado no contexto da área da saúde, aquilo que mais é trabalhado dentro da instituição. O objetivo desse curso foi capacitar os profissionais para que haja uma melhor comunicação entre as pacientes surdas e os ouvintes da saúde”, explica Ana Pimentel.
A enfermeira Kátia Moura, responsável pelo Setor de Educação Permanente do HMI, ressalta a importância dessa formação para o trabalho realizado no hospital.
“O HMI atende um número considerável de pacientes surdas. Então, com o curso de Libras eu acredito que vai impactar na melhoria do atendimento a essa população, pois nas aulas de Libras a gente pôde observar uma empatia muito grande por parte dos profissionais em prol dessa causa”, declara.
Confira outras fotos:
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação