Semed: Escola Darcy Ribeiro ganha cobertura metálica para a quadra esportiva
A comunidade da Escola Municipal Darcy Ribeiro, no bairro Liberdade, está em festa com as obras da cobertura da quadra esportiva, que é um dos ambientes mais frequentados pelos alunos. Em 2021, 595 alunos estavam matriculados na escola, no ensino regular, do 6º ao 9º ano. O espaço é utilizado para as aulas de Educação Física, mas com a cobertura vai possibilitar também a realização de importantes eventos da escola, como a reunião de pais e atividades comemorativas.
“O serviço contratado aqui é a cobertura metálica da quadra. É uma quadra de aproximadamente 15 metros de largura por 30 de comprimento. Vai ter uma arquibancada com dois degraus, 1 metro cada de largura e 10 metros de comprimento. A quadra vai ser revitalizada, com restauração do piso, alambrado, iluminação”, informa Elvys Silva, engenheiro da empresa contratada, a Athenas.
Eduardo Bogaz, engenheiro da Sevop, informa que a obra está orçada em RS 375.982,93 (trezentos e setenta e cinco mil, novecentos e oitenta e dois reais e noventa e três centavos). A previsão para a conclusão da obra no contrato é para maio de 2022.
Trabalhando aproximadamente há 15 anos na Escola, Francisco Lins, professor de Educação Física comemora o avanço porque vai refletir diretamente no trabalho que desenvolve, como parte do componente curricular dos alunos.
“Significa uma melhor qualidade no trabalho, imagina trabalhar no sol quente, é complicado. Não tem como pedir aos alunos para sentar no chão porque é quente, nem deitar, e não podemos obrigá-los a fazer atividade no sol, muitas coisas que poderíamos trabalhar na educação física não conseguimos, com a cobertura vamos aumentar o leque de atividades, os esportes, porque vai ter conforto, um espaço mais aconchegante”, observa.
O estudante do 8º ano, Thalisson Yuri Pereira, 14 anos, estuda na escola há 3 anos e está feliz com a cobertura da quadra. Ele sabe o quanto vai contribuir com as atividades físicas. “Vai ficar melhor, a gente faz atividade no horário das 9h e ficamos no sol, fica ruim pra fazer exercícios. Fiquei feliz com as obras, as expectativas são boas”, pontua.
Carmem de Oliveira, gestora da escola, fala da alegria de receber o benefício que servirá também para receber a comunidade. “Já vínhamos almejando a cobertura da quadra há muito tempo, desde que inaugurou, aqui na escola não temos um espaço coberto para agregar a comunidade, realizar uma reunião”, enfatiza a diretora.
Veja outras fotos:
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio