Defesa Civil: Com nível do rio em 11 metros, 269 famílias estão em abrigos
O nível do rio Tocantins continua subindo e atingiu, por volta do meio dia desta segunda-feira (20), os 11 metros, uma elevação de 36 centímetros nas últimas 24 horas. A Defesa Civil do município continua o atendimento às famílias atingidas pela enchente.
De acordo com Marcos Andrade, Coordenador da Defesa Civil, o número de famílias desabrigadas chegou a 269 e as desalojadas, famílias que estão em casa de amigos e familiares, somam cerca de 300 famílias. A Defesa Civil já conta com oito espaços de abrigos construídos ou em construção.
Na Marabá Pioneira, na praça Paulo Marabá são 120 famílias, as demais estão no abrigo da rua 5 de Abril, no bairro Santa Rosa, e no prédio da antiga Borges Informática, na Avenida Antônio Maia. Outros abrigos estão localizados no bairro do Amapá, São Félix, bairro Filadélfia e Folha 14, onde a Secretaria de Obras, em parceria com o Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM), iniciou a construção de um espaço para atender até 80 famílias.
“Hoje temos dentro de abrigos 269 famílias e estamos ampliando mais quatro pontos de abrigos para atender mais 150 famílias. Estamos abrindo os abrigos a partir desta demanda e da necessidade”, informou Marcos Andrade.
As equipes do SSAM trabalham na limpeza dos locais, onde estão sendo construídos os novos abrigos, como na Folha 14, às proximidades da Vila Militar Presidente Médici. A Defesa Civil mantém caminhões à disposição da população e recebe também o apoio do Corpo de Bombeiros e Exército.
Para emergências, a Defesa Civil disponibilizou o telefone é 94 99173-7173.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom