Defesa Civil: Com sensação térmica de 40°C, órgão alerta para os perigos com queimadas em Marabá
As queimadas já ultrapassam 140 casos registrados no município
De acordo com o Climatempo, nesta terça-feira, 26, Marabá registrou 38ºC com a sensação térmica ultrapassando os 40ºC. Essa temperatura, aliada ao tempo seco, aumenta o alerta a respeito das queimadas causadas por ação humana e natural, que são frequentes nesta época do ano.
O Diretor da Defesa Civil, Marcos Andrade, orienta quanto aos cuidados que a população deve ter diante dessa situação.
“Nós alertamos para que a população não ateie fogo em entulho ou lixo; ter cuidado com os cacos de vidro em local de vegetação seca, pois podem causar queimadas. Também é importante que as pessoas se protejam da insolação, bebam água e utilizem protetor solar”, ressalta.
Nesta segunda-feira, um incêndio foi registrado no Campo do Del Cobra, próximo à Vila Militar. Além dos brigadistas da Defesa Civil, integrantes do Exército, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar auxiliaram no combate às chamas.
Na segunda-feira, ainda foram registradas duas ocorrências. No domingo, 24, foram duas. No sábado não houve chamados. E na sexta-feira, foram dois incêndios combatidos.
Nos últimos 88 dias, desde o início da atuação da Brigada de Incêndios, foram combatidos 141 focos de incêndio pela cidade. O núcleo Nova Marabá lidera as notificações, com 77 casos, seguidos dos núcleos Cidade Nova, 35, Marabá Pioneira, 19 e São Félix, com 10.
A Brigada atua com 12 agentes, duas caminhonetes, caminhão pipa com capacidade para 20 mil litros de água, mochilas costais, abafadores e sopradores. Em caso de queimadas, o número para contato é da Defesa Civil é 94991737173, ou 190 e 193, pois o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar atuam em conjunto no atendimento às chamadas.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação/Defesa Civil