DEFESA CIVIL: 580 FAMÍLIAS ESTÃO DESALOJADAS, NÍVEL DO RIO BAIXA PARA 10,76 METROS E SOLIDARIEDADE AUMENTA.
Confirmando as previsões, o nível dos rios começa a baixar lentamente, hoje a régua media 10,76 metros, uma queda ainda lenta considerando os 11,4 metros de três dias atrás. Ainda assim o número oficial de famílias em situação de desalojamento chega a 580. Com isso, a força tarefa que agora também inclui defesa civil estadual e federal, além de equipe de agentes de segurança do município ( Guarda Municipal, Agentes Patrimoniais e DMTU) que está empenhada na remoção e assistência.
Mais abrigos estão sendo montados. Além do Ginásio próximo a obra Kolping, “feirinha”, agora existem mais 6 locais para onde estão sendo levados os desabrigados: Associação do Bairro Santa Rosa,Posto de Saúde da Santa Rosa, Z-30, Acrob, Praça da Santa Rosa e galpão do Belo Horizonte. Outros ainda estão sendo rapidamente construídos como na folha 33.
A Secretaria de Saúde está enviando todos os dias equipes com médicos, enfermeiros, técnicos e agentes para atendimento in loco as famílias. Hoje a ação será intensificada na Acrob, na folha 29, onde famílias ainda estão sendo relocadas e há necessidade mais eminente de uma ação de saúde. Os outros locais estão sendo atendidos diariamente.
A SOLIDARIEDADE
Várias entidades e igrejas se engajaram ao processo. Ontem a noite, membros da paróquia São Francisco estiveram no abrigo da “feirinha” levando donativos e atendendo a população. A igreja Adventista também já está com ação planejada para outros pontos onde se encontram os desalojados.
O Shopping Pátio Marabá também entrou nesta campanha, através da sua página de rede social, eles estão convidando as pessoas que queiram doar, alimentos, roupas e utensílios para levarem a um posto de entrega localizado no segundo piso do shopping,
A secretaria de assistência social pede para que os voluntários de igreja e entidades de classe que estão colaborando, entre em contato com a Defesa Civil para serem direcionadas aos pontos que mais necessitam de apoio. Hoje a prefeitura começou a distribuição de mais 200 cestas básicas às famílias nos abrigos. 20 caminhões do exército e da prefeitura, estão em constante auxilio a retirada de algumas famílias.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Jairo Milhomem ” o trabalho ainda está longe de terminar, após o decreto de emergência, as ações aceleraram desde de quarta estamos firmes no atendimento de todos os que precisam”.