Defesa Civil: Com aumento do nível do rio, por precaução, famílias começam a ser transportadas para abrigos na Marabá Pioneira
A Defesa Civil do município, em parceria com a Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop), continua a construção de abrigos em madeira na praça Paulo Marabá. Serão construídos, nesta primeira etapa, quatro blocos com 10 abrigos cada, com capacidade de atendimento para 40 famílias.
Na manhã desta sexta-feira (17), 14 famílias já foram abrigadas na praça Paulo Marabá. Caminhões do Corpo de Bombeiros e Exército fazem o transporte das famílias. De acordo com a Defesa Civil, as famílias estão saindo de áreas de risco por precaução.
“As famílias já começaram a vir para a praça, mas por prevenção. Nenhuma área, ainda, está alagada. Houve uma elevação em alguns pontos devido às chuvas dos últimos dias, mas atendemos estas famílias e já estão nos abrigos”, informou Marcos Andrade, Coordenador da Defesa Civil.
Nesta manhã de sexta-feira (17), a régua pluviométrica do rio Tocantins registrava 9 metros e 95 cm acima do considerado normal pela Defesa Civil, passando do nível de alerta que é de 9 m 75 cm. A previsão é que o nível da água possa chegar aos 10 metros até o início da noite de hoje.
A Defesa Civil continua o monitoramento da movimentação no nível dos rios Tocantins e Itacaiúnas no município e em outras cidades, como Imperatriz e Estreito, no estado do Maranhão.
Na manhã desta sexta-feira, equipes da Defesa Civil percorreram as ruas, que tradicionalmente são rapidamente inundadas pelo avanço da água, no bairro de Santa Rosa, e caso as famílias sejam atingidas toda a estrutura de atendimento já foi organizada.
“Estamos construindo os abrigos para atender o pessoal do bairro Santa Rosa e as demais famílias aqui da Marabá Pioneira. Já fizemos o mapeamento e já temos o cadastro e estamos prontos para atender as famílias de todos os núcleos. Já estamos construindo os abrigos e temos um levantamento de todas as famílias”, destacou Marcos Andrade, Coordenador da Defesa Civil.
Para emergências a Defesa Civil disponibilizou o telefone é 94 99173-7173.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom