Defesa Civil: Em Marabá, 10 abrigos oficiais recebem as famílias atingidas pelas cheias dos rios
20 caminhões, sendo 10 do Exército, fazem a mudança das famílias
Na manhã desta quarta-feira (5), o nível do Rio Tocantins amanheceu em 11,60 metros acima do leito normal, uma elevação de 9 centímetros nas últimas 12 horas. De acordo com o Boletim da Defesa Civil, 371 famílias já foram atendidas e levadas para abrigos ou casas de amigos e parentes.
A Defesa Civil, juntamente com a Secretaria de Obras Públicas (Sevop), realiza a construção de novos abrigos, contabilizando dez abrigos em vários pontos da cidade, como a Marabá Pioneira, núcleo de São Félix, Nova Marabá, bairro Liberdade e bairro Amapá.
Com a divulgação do Boletim Informativo de Vazões e Níveis do Rio Tocantins, pela Eletronorte, nesta terça-feira (04), de que a elevação do nível do rio pode chegar a 13,25 metros até sexta-feira (07), o Comitê de Gerenciamento de Crise, formado pela Gabinete da Prefeitura, Secretaria Regional de Governo, Corpo de Bombeiros e Exército, decidiu suspender a construção de novos abrigos na Marabá Pioneira, transferindo a construção para áreas mais seguras como a Cidade Nova e Nova Marabá.
A Prefeitura, por meio da Defesa Civil e outras secretarias municipais, continua fazendo o atendimento à população com o transporte das famílias de áreas alagadas e sendo levadas para áreas mais seguras. Para isso estão disponíveis 20 caminhões, sendo 10 do Exército e 10 da Defesa civil. A previsão para esta quarta-feira, seja realizada a mudança de outras 200 famílias.
Equipes da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) cadastram as famílias para acolhimento com atendimento médico, distribuição de kits de higiene pessoal, cestas básicas, colchões e água potável.
A segurança nos abrigos será garantida pela Polícia Militar e Guardas municipais.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio