DEFESA CIVIL: ABRIGOS PASSAM A GANHAR MAIS ESTRUTURA A PARTIR DE HOJE
Serão ampliados os abrigos na Marabá Pioneira e outros três abrigos estão sendo providenciados pela Defesa Civil
Este ano, a enchente dos rios Tocantins e Itacaiúnas surpreendeu com a rápida ascensão, passando de nove metros para mais 11 metros em uma semana. Embora tenha diminuído o ritmo, da manhã ontem (14) para a manhã de hoje (15), as águas subiram mais 54 centímetros, ou seja, aumentou de 10,58 metros para 11,12 metros, o suficiente para atingir cerca de 300 famílias.
De acordo com a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp), até agora foram cadastradas 86 famílias em abrigos oficiais. Uma quantidade significativa fez a mudança para casa de amigos e parentes.
A partir de hoje, sob coordenação da Defesa Civil, Jairo informa que serão ampliados os abrigos na Marabá Pioneira: na antiga Feirinha, onde 100 abrigos serão construídos em terreno da Associação do Bairro Santa Rosa e na antiga Acrob.
Na Nova Marabá, mais um abrigo será construído na Folha 33. E outros dois espaços no núcleo Cidade Nova: um na Obra Kolping do Brasil e outro no bairro São Miguel da Conquista.
Também hoje, 20 caminhões trabalham em mudanças, sendo 12 do Exército Brasileiro e oito alugados pela Prefeitura.
Além do Exército, a Defesa Civil Municipal recebe apoio da coirmã do Estado, por intermédio do Corpo de Bombeiros, na cessão e armação de barracas de campanha. Enquanto a Secretaria Municipal de Saúde dá apoio aos desabrigados com consultas médicas e medicamentos.
Por sua vez, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp) promove o cadastramento das famílias acomodadas nos abrigos oficiais. Ontem, essa ação aconteceu na Feirinha da entrada Marabá Pioneira e hoje na Obra Kolping. Essa ação objetiva possível atendimento social caso perdure a situação da cheia por um tempo determinado.
E ainda, para facilitar o atendimento a quem está nos abrigos oficiais, a Prefeitura vai contratar mão de obra entre próprios desabrigados, o que lhes proporcionará meio de subsistência temporário.