Defesa Civil: Atendimento às famílias atingidas pela cheia dos rios continua nos abrigos
Está sendo feito um trabalho contínuo de atendimento às famílias desabrigadas e desalojadas pela enchente deste ano pela Defesa Civil do município, desde o primeiro momento que as famílias foram atingidas pela cheia dos rios Tocantins e Itacaiúnas em Marabá.
Na manhã desta segunda-feira (7), a régua da Estação de Coleta de Dados Hidrometeorológicos do Rio Tocantins, localizada na Seção do Fluvial do 52º Batalhão de Infantaria de Selva, no bairro de Santa Rosa, media 10 metros e 14 centímetros acima do considerado normal pela Defesa Civil, há 15 dias o nível do rio alcançou os 13 m 10 cm. Com o recuo desse nível, mesmo reduzindo o número de retirada de famílias de áreas alagadas, o trabalho de atendimento às demais famílias atingidas não parou. No período de 30 de dezembro de 2021 a 4 de fevereiro foi realizado o cadastramento de 7.510 famílias.
“Nosso atendimento nunca parou, durante todo o período da cheia buscamos atender ao máximo o número de pessoas que foram atingidas pela enchente. Um trabalho mais humanizado e conseguimos dar um acompanhamento a essas famílias com atendimento nos abrigos, onde houve uma ação conjunta de vários órgãos da Prefeitura”, relatou Jairo Milhomem, Coordenador da Defesa Civil Municipal.
Durante a semana de 07 a 11 de fevereiro, a Defesa Civil do município realizará o atendimento às famílias nos abrigos. Uma ação conjunta com os demais órgãos, como as Secretarias de Assistência Social e Saúde, na programação consta ação de distribuição de kits de higiene e limpeza, cesta básica e vale gás.
Durante a cheia foram construídos pela Prefeitura de Marabá 21 abrigos onde atenderam 1.013 famílias. A Defesa Civil cadastrou ainda 2.485 famílias desalojadas, que foram para casa de amigos ou parentes. Em áreas ribeirinhas, também atingidas pela cheia, 797 famílias foram atendidas e mais 862 famílias ilhadas, onde permaneceram morando no piso superior da residência durante toda enchente.
A Defesa Civil ainda orienta que as famílias não retornem às residências neste momento e aguardem um comunicado oficial para que possam fazer o retorno em segurança. O SSAM (Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá), continua a limpeza de ruas que foram atingidas pela enchente.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Wilielton Cardoso