DEFESA CIVIL AUXILIA NO RETORNO DAS ÚLTIMAS FAMÍLIAS DESABRIGADAS AS SUAS CASAS
Com o nível do Rio Tocantins marcando a faixa de 8,20 metros nesta quarta-feira (02), o período mais difícil para a Defesa Civil de Marabá já passou. A maior parte das famílias já retornou às suas casas. Restam poucas pessoas alojadas em dois abrigos, devendo suas mudanças ocorrerem em breve.
Segundo Jairo Milhomem, coordenador de Defesa Civil, só dois abrigos ainda alojam alguns desabrigados da cheia: No galpão da Obra Kolping e no Vale do Itacaiúnas. Ainda hoje, cerca de 10 famílias farão a mudança retornando às suas residências.
Resumidamente, cerca de 2.230 famílias foram atendidas pela Defesa Civil de Marabá no decorrer desta enchente, compreendendo àquelas alojadas nos abrigos e noutros pontos, incluindo ribeirinhos. Um total de 2.600 kits de alimentos e outros donativos foram distribuídos aos desabrigados, inclusos nesse contexto mil kits complementares com colchões, materiais de limpeza e higiene pessoal.
A recomendação da Defesa Civil é que, ao retornarem as suas casas, as famílias não levem pertences da Prefeitura, a exemplo de tanques e caixas d’água, que podem ser reutilizados noutra eventualidade. Até agora, somente parte desse material foi recuperado pela Sevop – Secretaria de Viação e Obras Públicas.