Defesa Civil: Boletim dessa quarta-feira, 06 de abril
O nível do rio Tocantins continua baixando e nas últimas 24 horas, recuou cerca de 8 centímetros. Na manhã desta quarta-feira (6), a régua fluviométrica está na medida de 11,25 metros, porém, muitas ruas da Marabá Pioneira continuam alagadas.
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdesc) mantém o monitoramento na oscilação do nível das águas dos rios Tocantins e Itacaiúnas, rios que influenciam diretamente nas enchentes em Marabá e que ainda se mantém com os níveis estáveis.
“Não orientamos ainda o retorno de nenhuma famílias até o nível do Tocantins chegar aos 8 metros, que é o nível de segurança. Estamos numa enchente totalmente atípica e ainda numa margem bastante elevada”, informou Marcos Andrade, Assessor da Defesa Civil.
Nesta semana, a Defesa Civil recebe novos itens que serão distribuídos aos desabrigados de acordo com um cronograma de ação integrada dos órgãos que atuam no trabalho de atenção aos desabrigados, como a própria Defesa Civil, Assistência Social, Saúde e também do Exército Brasileiro, através da 23ª Brigada de Infantaria de Selva.
Marcos Andrade lembra ainda que deverá solicitar junto ao Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá, as equipes de limpeza urbana para retirada de entulhos de áreas que foram atingidas pela enchente e que agora começam a ficar fora da água, além de um trabalho de desinfecção desses locais.
A Defesa Civil contabiliza ainda 720 famílias nos abrigos públicos e que estão sendo assistidas pelo órgão com a distribuição de cestas básicas de alimentos e kits de higiene e limpeza, além da distribuição de kits de troca de botijões de gás de cozinha.
“Estamos acompanhando a situação dos abrigos e das famílias. Após o recadastramento observamos que muitas famílias já deixaram os abrigos e retornaram para suas residências. Porém, a Defesa Civil continua no trabalho de atendimento”., finaliza Marcos Andrade.
Texto: Victor Haôr
Foto: Arquivo Secom