Defesa Civil: Brigada de Combate a Incêndios atua todos os dias pela cidade
Na última semana, a Brigada de Combate a Incêndios de Marabá da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Marabá já atuou em nove casos de queimadas na cidade. A maioria dos casos aconteceu no núcleo Nova Marabá.
A Brigada conta com 12 agentes, duas caminhonetes e um caminhão pipa com capacidade para 20 mil litros de água. Os agentes atuam em conjunto com o Corpo de Bombeiros, todos os dias, das 8h às 18h. Os brigadistas também passaram por curso de nivelamento junto à corporação.
Em todas as operações, a equipe da Brigada realiza orientações às comunidades alertando para os efeitos nocivos das queimadas na saúde e no meio ambiente, principalmente nessa época de estiagem.
É importante lembrar que a prática de queimadas é crime ambiental sujeito à multa.
“Sabemos que as queimadas geram transtorno na saúde pública, como crianças com asma, idosos. Temos o projeto ‘Queimada Zero’ em Marabá, em conjunto com o Ministério Público, outras secretarias, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Exército Brasileiro. Queimada é crime. A Defesa Civil está atuando no combate, apagando o fogo”, ressalta Marcos Andrade, Coordenador da Defesa Civil Municipal.
Dependendo da ocorrência, as ações podem contar com o apoio do Exército Brasileiro e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que é responsável pelas autuações e multas nos casos que se configuram em crime ambiental.
Serviço
Os telefones para acionar a Brigada de Combate a Incêndios são: 190, 193 e (94)99173-7173. Este último número funciona apenas das 8h às 18h.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Douglas Magno (Defesa Civil de Marabá)