Defesa Civil: Brigadistas atuam no combate a incêndios e orientação na praia do Tucunaré
A Brigada de Combate a Incêndios da Defesa Civil Municipal de Marabá atua, durante o período mais intenso do verão, no combate aos focos de incêndio que se acentuam com a falta de chuvas e a vegetação mais seca. Desde 2019, a Defesa Civil realiza processo seletivo com o intuito de contratar agentes para a Brigada. Ao todo, são 24 brigadistas que após a seleção recebem treinamento para o combate aos incêndios.
Neste ano, a brigada tem parceria com o Corpo de Bombeiros Militar. Nessa parceria, os agentes da brigada ficam de plantão na base do Corpo de Bombeiros e atuam em conjunto no combate ao incêndio. Além disso, os agentes também auxiliam os bombeiros na orientação aos banhistas na Praia do Tucunaré.
“Em relação à queimada, a nossa orientação é que as pessoas não ateiem fogo. Às vezes, o fogo começa com uma faísca, tem uma proporção muito grande e a questão da fumaça leva muitas pessoas a procurarem a unidade básica de saúde até o hospital. Sem a queimada, sem as pessoas provocarem essa queimada, a gente desafoga o hospital”, alerta o coordenador da Defesa Civil, Marcos Andrade.
Entre os materiais de combate a incêndio que os brigadistas dispõem está a mochila costal, que é um dispositivo portátil, com capacidade para armazenar 20 litros de água e abafador. No local, as equipes analisam a situação e escolhem a melhor maneira para atuar no combate ao incêndio.
Ricardo Corrêa é brigadista há três anos. Ele explica quais os principais fatores que causam incêndios na região.
“Nós temos a situação de fogo natural. Vegetação muito seca com alta temperatura e baixa umidade acaba tendo uma autocombustão. E temos também as pessoas que por falta de cuidado vão fazer um fogo no quintal, queimar um lixo e esse fogo acaba dispersado com o vento perdendo o controle”.
Na praia, o trabalho dos brigadistas também é em conjunto com os bombeiros em postos espalhados pelo local, principalmente com orientação aos banhistas quanto aos cuidados com as crianças, distribuição de pulseiras de identificação e busca por crianças perdidas. Além disso, também há a orientação para os banhistas não entrarem na água sob efeito de álcool, uso de colete salva-vidas e limpeza da praia.
A parceria da Defesa Civil Municipal com o Corpo de Bombeiros acontece desde o início da Brigada de Incêndio, mas 2022 é o primeiro ano em que os brigadistas estão junto com os bombeiros no quartel. Para o tenente Ávila Rodrigo, a parceria é imprescindível.
“O bombeiro civil tem dado um apoio de muita importância tendo em vista que são muitas ocorrências. Então são mais mulheres e homens que vêm aqui para o quartel dar mais esse apoio. Então está sendo de suma importância essa parceria entre a prefeitura e o estado. O que melhora? Nas ocorrências, já fica mais rápido de a gente junto com ele ir para o local onde está tendo fogo”, ressalta o tenente do Corpo de Bombeiros.
Walmor Corrêa, chefe de gabinete da Prefeitura de Marabá, ressalta a importância do cuidado para evitar as queimadas por causa do impacto que causam no sistema de saúde causando problemas respiratórios, principalmente quando os serviços públicos ainda atendem casos relacionados à pandemia de Covid-19. Para ele, a parceria é fundamental.
“Esses brigadistas estão preparados para esse tipo de ação, para esse tipo de combate a essas pequenas queimadas. Eles estão sempre juntos do Corpo de Bombeiros, uma parceria do município com o estado. Essa fumaça as crianças ficam doentes, os idosos, hospital cheio. A gente está com uma pandemia que já é um problema que causa um problema sério no pulmão. Daí com essa fumaça, com essa fuligem, isso é ruim. E para as pessoas que frequentam as nossas lindas praias do rio Tocantins para elas terem atenção, álcool e água isso é terrível. A gente está lá para apoiar, para ajudar”, pontua.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Aline Nascimento / Divulgação
Galeria: