DEFESA CIVIL E SEASPAC REALIZAM DISTRIBUIÇÃO DE DONATIVOS DO MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO
Na manhã desta terça-feira (27) diversas instituições coordenadas pela Defesa Civil e Secretaria de Assistência Social e Ação Comunitária (Seaspac) distribuíram aos desabrigados pela enchente kits de alimentos, colchões e outros donativos provenientes do Ministério da Integração Nacional, objetivando minorar a situação difícil.
O comboio de cerca de oito caminhões do Corpo de Bombeiros e Exército Brasileiro fez a primeira parada na Feirinha da entrada da Marabá Pioneira, onde cerca de 75 famílias encontram-se alojadas.
De acordo Nadjalúcia Lima, titular da Seasp, existem cerca de 300 famílias nos abrigos públicos, em diversos pontos da cidade. No entanto, o total de famílias desabrigadas atinge cerca de mil famílias, cujo cadastro será concluído nesta terça-feira. “A intenção é colaborar com todos que estiveram passando por necessidade, de acordo com a coleta de informações”, pontua a secretária.
José Roberto Varão, alojado na Feirinha e ora desempregado, afirma que naquele abrigo as pessoas tem tratamento privilegiado. Mas essa doação vem em boa hora, até porque os rios voltaram a encher e não se sabe por quanto tempo vai perdurar essa situação.
Para a também desabrigada da cheia, Divina Rodrigues Borges, “essa doação é uma bênção. Estamos precisando muito desses objetos”, lembra, dizendo que tem sete filhos, alguns não têm onde dormir, e está esperando mais um.
Já Francinete Borges da Silva, também alojada na Feirinha, confirma que os abrigados da Feirinha estão bem assistidos pelo poder público e até pela iniciativa privada. “Até sopa distribuem aqui toda noite”, informa, mas reconhece que toda ajuda é bem-vinda, visto que são todos pobres e com muitas necessidades.
Total de itens em Marabá:
4.000 Colchões
1.000 Kit Alimentos
1.000 Kit higiene
1.000 Kit Limpeza
200 Kit Idoso
400 Kit infantil
26.071 Botijas de 5 litros de água