Defesa Civil: Estudantes da Escola José Flávio Lima ganham palestra de conscientização sobre queimadas
O projeto “Defesa Civil nas Escolas” realizou palestra para cerca de 80 estudantes do 6º ano da Escola José Flávio Alves de Lima, no bairro Araguaia. Foi a décima quinta escola a receber o projeto, que tem como objetivo conscientizar os estudantes a respeito dos impactos das queimadas no município.
Marcos Andrade, diretor da Defesa Civil, explica que desde o ano passado foi realizado o levantamento sobre a rota do fogo. A partir dos dados analisados, foram mapeados os bairros com maior incidência de queimadas, o que resultou na elaboração de ações educativas junto às escolas desses bairros.
“A gente começou a trabalhar nessas escolas conscientizando os alunos a levarem para dentro da sua casa e para a comunidade o incentivo em dizer que não pode atear fogo porque é crime. Nós os informamos aqui, treinamos, conversamos, falamos o número que devem ligar caso haja um incêndio e eles levam essa ideia para dentro de suas casas, para a comunidade”, ressalta.
Os campanha tem dado resultado. De acordo com o órgão, a expectativa é que o número de focos de incêndio combatidos neste ano seja inferior aos 198 registrados em 2022.
Os agentes da Brigada de Combate a Incêndios levaram equipamentos como abafadores, mochilas costais, sopradores e o kit pick up, a fim de explicar aos alunos como cada item funciona em uma ação. O chefe da Guarnição, Juniel Torres, avalia a importância desse momento de conscientização.
“A gente traz um pouco do dia a dia de trabalho, nossos equipamentos, fazemos a demonstração de como funcionam. E o importante é que a gente leva para eles o número que eles podem nos ajudar. A gente está levando a informação que eles serão os bombeiros mirins ligando no 193 para nos ajudar no combate”, destaca.
O projeto “Defesa Civil nas Escolas” já realizou palestras para mais de 6 mil alunos da rede municipal de ensino. Esse trabalho de conscientização teve início nas escolas da Marabá Pioneira, com temas que trazem informações sobre os impactos ambientais e impactos na saúde causados pelas queimadas. Agora, escolas dos bairros Araguaia, Nossa Senhora Aparecida e KM 7, recebem o momento de esclarecimento
“É importante a gente ter uma palestra sobre os cuidados com a vegetação, os cuidados em não atear fogo, também a questão do lixo porque é muito importante que cada cidadão tenha consciência com seu lixo e coloque nos lugares adequados para não se espalhar. Os meninos precisam levar essas informações para casa, poderem cuidar da questão da queimada”, avalia Francisco Pereira, orientador educacional da Escola José Flávio Alves de Lima.
Quem acompanhou a palestra foi o estudante Arthur Vinicius Oliveira, 11 anos. Ele conta os pontos que chamaram a atenção durante o momento.
“Aprendi a lidar com o fogo, sobre queimadas e também que para prevenir incêndios em casa você pode ligar para o 193. É importante para as pessoas começarem a prevenir incêndios e se conscientizarem para não ocorrer as queimadas”, comenta.
Nesta quinta-feira, 19, a palestra será na Escola Tio Ming, no bairro KM-7.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Karoline Bezerra