Defesa Civil: Famílias atingidas pela enchente recebem atendimento

O nível do rio Tocantins em Marabá atingiu os 10,11 m, na manhã desta quinta-feira (12), acima do considerado normal, ultrapassando o limite de alerta que é de 10 metros. Em razão disso, os abrigos estão sendo construídos para atender as primeiras famílias atingidas pela enchente.

Desde o início do ano, a Defesa Civil já havia acionado o plano de contingência prevendo a elevação do nível do rio e o atendimento às famílias. O plano de contingência são ações planejadas e conta com apoio do Corpo de Bombeiros, Exército, Serviço de Saneamento Ambiental, Secretarias Municipais de Saúde, de Obras e de Assistência Social , além de órgãos de segurança pública.

As primeiras famílias atingidas pela enchente são de áreas da Santa Rosa e Vila Canaã, na Marabá Pioneira. Para isso, a prefeitura de Marabá, através da Secretaria de Obras, está construindo 30 abrigos no estacionamento da Colônia de pescadores Z-30 e outros 20 abrigos no ginásio da Obra Kolping do Brasil, no bairro de Belo Horizonte.

A Defesa Civil também já está disponibilizando caminhões para fazer a mudança das famílias. Nesta sexta-feira (13), o Exército vai dar apoio as ações disponibilizando soldados e veículos para o transporte das famílias atingidas. Uma equipe da Secretaria de Assistência Social – Seaspac, está fazendo o cadastro  das famílias na sede da Defesa Civil, na Marabá Pioneira. Até o momento, 60 famílias foram cadastradas.

De acordo com Jairo Milhomem, coordenador da Defesa Civil de Marabá, “o plano de contingência já está em ação sendo montada as estratégias desde o início do monitoramento do nível do rio e hoje (12) a defesa civil já está com apoio de caminhões e locais limpos para confecção de abrigos. Nós temos as áreas mais baixas como o bairro de Santa Rosa é a que precisa de mais apoio nesse momento”, explicou .

O coordenador pede que as pessoas, que se sintam ameaçadas pelo o avanço do nível dos rios, procurem o quanto antes a defesa civil para fazer o seu cadastro junto à Seaspac, para que possa ser agilizado o mais rápido possível o atendimento às famílias.

Jairo Milhomem

Texto: Victor Haôr 
Fotos: Sérgio Barros 

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