Defesa Civil: Desde junho, Marabá já registrou 157 focos de incêndio
Desde o início das ações da Brigada de Combate a Incêndios em Marabá, no mês de junho, a Defesa Civil do município já registrou 157 focos de queimadas. O núcleo Nova Marabá segue com o maior número de ocorrências: 81. O núcleo Cidade Nova registrou 42 focos combatidos; Marabá Pioneira, 22; e núcleo São Félix, 12.
Neste final de semana, foram registrados focos de incêndio na entrada da Marabá Pioneira e dois focos de média e grande proporções no bairro KM 7. Um deles aconteceu em um ferro velho. Não foi a primeira vez que esse tipo de local registrou incêndios, o que tem preocupado o órgão.
As ações da Brigada de Incêndio encerram no dia 5 de novembro e a expectativa é que o número de ocorrências deste ano não supere as 198 de 2022. Em contraponto, os incêndios de grande proporção aumentaram.
Para o diretor da Defesa Civil, Marcos Andrade, o número abaixo dos índices totais do ano passado é reflexo das ações de conscientização realizadas nas escolas. Até agora, foram nove escolas atendidas com palestras de orientação, principalmente nos bairros com mais focos.
“Ano passado, nós não tivemos conscientização nas escolas, empresas e bairros. Hoje, nós temos essa conscientização para levar para a comunidade, para a população que é crime atear fogo. As pessoas não sabiam que atear fogo em lixo doméstico ou outros tipos de lixo, entulho, é crime, e hoje sabem. Está ligado diretamente”, pontua.
As principais áreas atingidas por queimadas serão monitoradas para que no próximo ano, os proprietários ou equipes da prefeitura possam realizar a limpeza e evitar incêndios.
A atuação da Brigada de Incêndio é em conjunto com o Corpo de Bombeiros e atende aos chamados todos os dias das 7h às 19h. Para acionar, o número é (94) 99173-7173. As equipes também podem ser acionadas pelo Disque-Denúncia (94) 3312-3350 e 193.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Secom / Divulgação