Defesa Civil: Brigada de Incêndio já atendeu 38 ocorrências na cidade, desde junho
Desde 21 de junho, quando iniciou a atuação da Brigada de Combate a Incêndios, a Defesa Civil de Marabá registrou 38 ocorrências de queimadas por toda a cidade. Os 12 brigadistas, divididos em duas equipes, realizam o trabalho em conjunto com o Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
Atualmente, o núcleo Nova Marabá lidera o número de ocorrências, com 23; seguido do núcleo São Félix, 6; Cidade Nova, 5 e Marabá Pioneira, com 4. Há a tendência de aumento nos chamados, principalmente em agosto, com a intensificação do clima seco.
De acordo com o Diretor da Defesa Civil de Marabá, Marcos Andrade, o número de focos de incêndio aumentou nos últimos dias. Ele ainda reforça que as equipes de limpeza da cidade atuam em diversos pontos, como nas margens das rodovias, assim como a coleta de lixo é realizada regularmente.
“Você que tem um terreno baldio ou um lote grande, que está cheio de mato, roce, capine e cerque seu terreno para que não ocorra um incêndio e cause danos. Atear fogo é crime e as pessoas têm que entender. A Semma, está autuando as pessoas que ateiam fogo sem necessidade. Não faça isso. Coloque seu lixo, o caminhão do lixo passa e recolhe constantemente. Trabalhamos na conscientização”, alerta.
Entre os canais de atendimento para acionar as equipes da Brigada e Corpo de Bombeiros estão o 190, 193 e Disque Denúncia 3312-3350. Já o número próprio da Brigada, (94) 991737173, funciona todos os dias das 8h às 18h.
A Brigada conta com 12 agentes, duas caminhonetes, caminhão pipa com capacidade para 20 mil litros, além de mochilas costais, abafadores e sopradores.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sávio Calvo