Defesa Civil: Nível do Rio Tocantins volta a subir; atendimento às famílias atingidas segue
Na manhã desta segunda-feira (21), a régua hidrometeorológica que mede o nível do Rio Tocantins, marcava 11,84 metros acima do leito normal. Famílias que retornaram para áreas de risco, contrariando as recomendações da Defesa Civil, foram novamente atingidas pela enchente e tiveram que retornar para os abrigos.
A elevação no nível do rio era esperada pela Defesa Civil que informou oficialmente, durante todo o mês de fevereiro, o não retorno das famílias, pois a previsão era de um novo repique e o alagamento de áreas baixas da cidade. Dezenas de famílias recorreram à Defesa Civil para apoio na retirada dos móveis e no transporte para os abrigos.
“Não é nenhuma surpresa essa nova elevação no nível do rio até porque já esperávamos que isso pudesse acontecer e alertamos as famílias para que não retornasse e esperasse um comunicado oficial para fazer um retorno seguro, no entanto, algumas famílias já haviam retornado e agora estamos transportando ela novamente aos abrigos”, pontuou Marcos Andrade, Assessor da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.
A dona de casa Elisiene Sousa Costa, é moradora do abrigo da Folha 33, e aprova o apoio da Defesa Civil aos desabrigados. “Aqui já tivemos cesta básica, atendimento médico, temos que agradecer e muito”, disse.
A vizinha dela no abrigo, Terezinha Josefa da Conceição Lopes, também disse que estão sendo bem atendidos. “Aqui é um abrigo, temos nossas dificuldades mas estamos bem e com saúde, aqui já tivemos de tudo, atendimento de saúde e muita coisa boa”, contou Terezinha Josefa.
A Defesa Civil segue o monitoramento do nível do Rio Tocantins aqui em Marabá e em outros municípios dos estados do Tocantins e Maranhão, além disso também trabalha em parceria com a Eletronorte no acompanhamento das mudanças de subida e descida que ocorrem ao longo do Rio Tocantins.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio