Defesa Civil: Equipe da Compdec de Parauapebas visita serviços de atendimento às famílias atingidas pela enchente em Marabá
Uma equipe da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Parauapebas, esteve em Marabá, nesta sexta-feira, 31, conhecendo o trabalho de atendimento às famílias atingidas por desastres naturais no município. A equipe percorreu abrigos e conheceu a sede da Defesa Civil.
A equipe formada por quatro agentes conheceu os abrigos, o quantitativo de famílias atendidas e o trabalho social planejado para atender os desabrigados. Outro destaque foi conhecer o trabalho desenvolvido pela Compedec de Marabá que mapeou toda a área de risco e o cadastro das famílias atingidas com a elevação do nível do rio Tocantins e Itacaiúnas.
Erick Nascimento, Coordenador/Compdec Parauapebas, relata que centenas de famílias são atingidas no município em período de cheias do rio Parauapebas ou mesmo com intensas chuvas na região.
“Nós viemos para tentar entender da realidade e da logística humanitária, pois sabemos que Marabá é referência quando se trata desse assunto e é muito importante estar colhendo essas informações e levando a Parauapebas, ou seja, trocar experiências com equipe de Marabá para poder desenvolver um melhor trabalho em Parauapebas”, relata.
A equipe conheceu a realidade dos abrigos, a logística do transporte e projeto de mapeamento das áreas de risco, segundo eles a realidade vivida em Parauapebas é muito parecida com a existente em Marabá. “A situação de Parauapebas não é tão diferente quanto a de Marabá, a estrutura é um pouco diferente porém o processo é bem parecido e todas as famílias afetadas são atendidas pela assistência social, mudança e acomodando em abrigos”, explica.
A equipe de Parauapebas esteve acompanhada pela equipe da Compdec de Marabá que apresentou o trabalho que vem sendo desenvolvido desde o ano passado com o cadastramento das famílias e o mapeamento completo de todas as áreas do município que sofrem os impactos dos desastres naturais.
“Estamos todos os dias recebendo ligações de outros município e até de outros Estados para conhecer nosso trabalho e o mapeamento que realizamos com informações via satélite e como essas famílias são atingidas e qual o nível do rio que atinge o quantitativo das famílias atendidas e dessa forma podemos nos planejar para atender melhor essas famílias e dar a estrutura necessária para as pessoas”, informou Marcos Andrade, Coordenador da Compdec/Marabá.
Após a visita aos abrigos, a equipe foi recepcionada pelo Chefe de Gabinete da Prefeitura de Marabá, Walmor Costa, que relatou a ação da Defesa Civil e os projetos e programas desenvolvidos que hoje tornaram-se referência no Estado.
“A Defesa Civil fez o levantamento no ano passado e tornou-se um trabalho de referência não apenas da região, mas do Estado, pois temos hoje um mapeamento e o Estado utiliza esses dados para o atendimento às famílias e agora o município de Parauapebas veio conhecer nossa realidade e eles saíram satisfeitos com o que viram”, esclareceu Walmor Costa.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sávio Calvo