Defesa Civil: Plano de contingência garante atendimento às famílias atingidas pelas cheias
Com o aumento no nível dos Rios Tocantins e Itacaiúnas nas últimas semanas, a Defesa Civil de Marabá, o Corpo de Bombeiros, a Secretaria Municipal de Segurança Institucional (Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP), o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), a Guarda Municipal de Marabá (GMM), a Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), o Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM) e a Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop), atuam no atendimento às famílias afetadas pelas cheias na cidade. A Defesa Civil mantém caminhões à disposição da população e recebe também o apoio do Corpo de Bombeiros e Exército.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Marcos Andrade, 12 abrigos foram construídos e mais de 400 famílias já foram atendidas. “Nós estamos com nossa equipe trabalhando a todo vapor. Então estamos praticamente com 12 pontos de abrigo, totalizando quase 450 pessoas. E os outros órgãos também estão aqui nessa força tarefa da Prefeitura”, destaca.
Os pontos estão localizados na Praça Paulo Marabá, Rua 5 de Abril, prédio da antiga Borges Informática, Colônia Z 30, laje da Yamada, Folha 14, Ginásio e praça do São Félix, bairros do Amapá, Filadélfia e Belo Horizonte e Avenida Sororó.
O nível das águas do rio Tocantins, hoje, 21, pela manhã marcava 11,24m.
O SSAM também atua para manter a limpeza e o acesso em algumas ruas onde há novos abrigos, como na Avenida Manaus, onde as equipes realizam serviços de aterro.
Para emergências, a Defesa Civil atende pelo o telefone (94) 99173-7173.
Texto e Fotos: Sávio Calvo