Defesa Civil: Brigada de Incêndio atua em grande queimada na Marabá Pioneira
Na tarde desta terça-feira, 18, a Defesa Civil de Marabá atuou em um incêndio de grandes proporções no bairro Santa Rosa, próximo ao campo do Del Cobra. A operação, realizada pela Brigada de Combate a Incêndios, durou cerca de cinco horas, empreendendo esforços de nove brigadistas e de uma equipe do Corpo de Bombeiros.
Também foram utilizados dois caminhões pipa, somando 40 mil litros de água, no combate ao fogo, além de mochilas costais com armazenamento de água e abafadores.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marabá (Semma) também atuou na operação com a identificação dos infratores e instauração do processo administrativo, que pode resultar em multa e encaminhamento para o Ministério Público por crime ambiental.
Entre os principais danos causados pelas queimadas estão os provocados à saúde, principalmente no que diz respeito a problemas respiratórios em públicos vulneráveis, como crianças e idosos. O diretor da Defesa Civil, Marcos Andrade, ressalta a importância da colaboração da população.
“A Defesa Civil orienta a comunidade a não atear fogo. Nós temos uma Prefeitura atuante. A Secretaria de Saneamento todos os dias passa com o carro coletor de lixo, com a limpeza da cidade, roço, capinação. Então, não há necessidade de que a comunidade ateie fogo. E se a pessoa for flagrada ateando fogo, é autuada pela Semma e tem multa. Vamos ter consciência. Às vezes, você quer atear fogo achando que vai ter uma solução, vai ter um grande problema”, ressalta o diretor da Defesa Civil, Marcos Andrade.
Nos últimos dias, a Brigada de Incêndios já atendeu 28 queimadas, sendo 16 de médias e grandes proporções. O núcleo Nova Marabá lidera no número de ocorrências seguido dos núcleos Marabá Pioneira e Cidade Nova.
As equipes da Brigada atuam em conjunto com o Corpo de Bombeiros. Em caso de queimadas, os números para chamado são 190, 193 e (94) 99173-7173. Este último, recebe chamadas todos os dias das 8h às 18h.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação Defesa Civil