Defesa Civil: Marabá registra 97 ocorrências de queimadas
Com o aumento de registros de focos de incêndios neste mês de agosto, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Marabá, por meio da Brigada de Combate a Incêndios, em parceria com o Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, contabiliza 97ocorrências de queimadas, em dois meses. Destas, 51 foram na Nova Marabá, 28 no núcleo Cidade Nova, 9 em São Félix e 9 na Marabá Pioneira.
As últimas foram na Marabá Pioneira, Bairro Araguaia, São Miguel da Conquista, Vale do Itacaiunas, Folha 26 e KM 16, sentindo Itupiranga.
Com isso, a Defesa Civil ressalta que são três ocorrências de queimadas, em média, por dia. O diretor pede que a comunidade faça sua parte e não promova focos de incêndios, que é considerado um crime ambiental, passível de multa. Valendo ressaltar que cinco proprietários de terrenos foram multados pela Semma pela prática de queimadas.
“Pedimos que a comunidade se sensibilize para não tocar fogo. Não é só a questão de tocar fogo, é a questão também de saúde pública. Já estamos aí com quase de três a quatro ocorrências diárias desde o início do mês de agosto. Estamos atendendo, trabalhando de domingo a domingo para dar um bom atendimento à comunidade”, ressalta Marcos Andrade, diretor da Defesa Civil.
A Brigada conta com 12 agentes, duas caminhonetes, caminhão pipa com capacidade para 20 mil litros, além de mochilas costais, abafadores e sopradores.
As pessoas podem acionar a Defesa Civil pelo número 94 99173-7173, bem como pelo Disque-Denúncia por ligação 94 3312-3350 e Whatsapp no número e Corpo de Bombeiros no 193.
Fotos: Divulgação Defesa Civil