Desenvolvimento: Fórum da Sociobiodiversidade reúne pequenos produtores rurais em Marabá
Um grande encontro regional dos pequenos produtores rurais de Marabá e outros municípios vizinhos aconteceu na manhã desta quinta-feira, 31, nas dependências da Câmara de Vereadores. Trata-se do Fórum da Sociobiodiversidade das Promotorias de Justiça das 3ª e 5ª Regiões Agrárias do Pará que recebeu apoio da Prefeitura de Marabá, através da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri).
Participam do Fórum, entidades de agricultores de 12 municípios da região sul e sudeste do Pará. Além de Marabá, os municípios expositores são: Rondon do Pará, Piçarra, Dom Eliseu, São João do Araguaia, São Domingos do Araguaia, Novo Repartimento, Jacundá, Itupiranga, São Geraldo, Canaã dos Carajás e Redenção.
As agricultoras Elissandra Lima e Vanessa Montenegro, do Projeto de Assentamento Landi, no município de São João do Araguaia, trouxeram uma parte da produção que realizam na comunidade para comercializar durante o evento.
“Quando há incentivo, o resultado é são as produções de hortaliças, verduras e frutas. Tudo isso somos nós que produzimos, mas poucos têm a oportunidade de divulgar a produção, porém a gente tem nossa renda do que a gente produz lá. A Landi tem produção de macaxeira, banana e muitas coisas. Graças a Deus, a comunidade do Landi é muito produtiva mesmo e o material vem todo para a cidade”, enfatiza Elissandra Lima, pequena produtora.
“Sou muito feliz por estar morando no Landi e produzir hortaliças para abastecer as pessoas da rua, porque são tudo orgânicos, 100 % orgânicos. Não tem adubo forte pra usar agrotóxicos. Então eu me sinto muito feliz em plantar porque as pessoas sentem-se muito melhor, até a nossa saúde também melhora. Faz muito bem para o ser humano, nós precisamos de mais saúde para viver na terra, para produzir mais coisas”, alerta Vanessa Montenegro, agricultora da comunidade do Landi.
O Fórum da Sociobiodiversidade foi uma proposta do Ministério Público do Estado do Pará com apoio Prefeitura de Marabá, através da Seagri, Câmara de Vereadores e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e também as Associações de Trabalhadores Rurais dos Projetos de Assentamentos.
“O Ministério Público, por meio das Promotorias de Justiça Agrária de Marabá e Redenção, promove esse fórum da agricultura familiar, um fórum de fomento que busca o objetivo de apoiar o produtor da agricultura familiar de comunidades independentes, de assentamentos, comunidades indígenas, provas tradicionais, porque o Ministério Público entende que é fundamental a participação desse produtor na sociobiodiversidade e também na participação daquilo que chega até a nossa mesa”, destacou Alexssandra Muniz Mardegan, Promotora de Justiça da 3ª Região Agrária.
Para a Promotora Patrícia Pimentel Rabelo, da Região Agrária de Redenção, o Fórum visa também dar uma visibilidade para os que trabalham com a agricultura familiar na região.
“A gente destaca como de grande importância, por dois vetores. Primeiro, porque o Ministério Público, na qualidade de agente transformador social, consegue engajar essas pessoas e fomentar a visibilidade delas na sociedade. E também, por outro lado, a gente consegue, aqui com a interação dos órgãos, conceder a essas pessoas a informação necessária para que elas possam ter uma evolução, melhorar a produção, conseguir difundir, conseguir se organizar, para que possam lucrar e garantir uma visibilidade, inclusive para o próprio estado do Pará, por essa questão da produção agrícola sustentável e familiar”, pontuou a Promotora de Justiça.
O evento atraiu um grande público que lotou o plenário da Câmara de Vereadores. Durante todo o dia aconteceram palestras, rodas de conversas e muita troca de experiências entre várias comunidades de pequenos produtores rurais. O Fórum da Sociobidiversidade mostrou também o potencial da produção dos agricultores de Marabá.
“É um momento muito especial para a agricultura em Marabá. Hoje nós estamos aqui com a feira da agricultura familiar. Vamos ter um ciclo de palestras, onde nós vamos colocar os pontos principais, as dificuldades e como nós superamos tudo isso. Então para nós, hoje, é um motivo de alegria”, destacou Marcos Paulo Eleres, Secretário Adjunto de Agricultura.
Luciano Dias, vice-prefeito de Marabá, destacou a importância da produção dos municípios da região e dos investimentos na agricultura familiar.
“Eventos como esses são fundamentais para que a gente fortaleça cada vez mais a ideia de que a agricultura familiar é importante, é forte e é absolutamente necessária. Hoje você tem aqui inúmeros produtos, vários projetos sendo realizados nesses municípios. E a prefeitura de Marabá tem uma relevância muito grande nesse contexto, considerando que nós temos aqui 16 projetos em andamento, que a Seagri fomenta diariamente essa produção e talvez esteja aqui a maior concentração de projetos de assentamentos no Brasil. É fundamental a realização de eventos como esse para fortalecer cada vez mais a agricultura familiar”, pontuou.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sara Lopes