CTA: Dezembro vermelho pede atenção, cuidado e proteção contra HIV/Aids
No próximo sábado 11, o CTA promove testagem rápida para HIV, Sífilis, Hepatite B e C, distribuição de preservativo e ainda aconselhamento no Bairro São Félix
O segundo passeio ciclístico realizado pelo Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Aconselhamento e Testagem SAE/CTA abriu oficialmente a campanha Dezembro Vermelho, em Marabá, no sábado, dia 04. O percurso iniciou em frente à prefeitura e seguiu pelas ruas da Nova Marabá até a praça São Félix de Valois, onde foi montado uma estrutura com ofertas de testes rápidos e aferição de pressão, dentre outros serviços oferecidos pelo SAE/CTA e também pela Secretaria de Esporte e Lazer (Semel), parceira do evento. A pedalada foi para chamar atenção à prevenção e cuidados contra o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST’s). A campanha deste ano tem como tema “HIV/Aids: atenção, cuidado e proteção”.
“Iniciamos a campanha hoje [dia 4] e ela se estenderá até o dia 19, com ações itinerantes no município de Marabá” enfatiza Katiane Chaves, gerente do SAE/CTA.
Para contribuir com Dezembro Vermelho, a Semel levou dois projetos da secretaria, Saúde em dia e o Ginástica para Mulheres. Thiago Ferraz, coordenador do projeto Saúde em dia, explica que uma das funções da Semel é promover qualidade de vida à população, por isso, participa da luta contra a Aids. “Quando a gente coloca uma atividade esportiva, de lazer, a gente traz a sociedade pra campanha e essa parte é muito importante, a de conscientização contra a Aids”, comenta Thiago Ferraz.
As ações itinerantes acontecem com base nos levantamentos, dados e perfis epidemiológicos para a busca de diagnóstico precoce em relação a todas as ISTs. A próxima ação será dia 11 em São Félix. Já no dia 12, o local será na Feira das Laranjeiras. Dia 18 na distribuidora Colina e dia 19, na feira da Folha 28. A primeira ação aconteceu na feira do bairro Liberdade, no domingo, dia 05.
Grupos de ciclismo marcaram presença
Há seis meses na cidade, o grupo Brutas e Cia MBA fez questão de apoiar a luta contra as ISTs. “O nosso grupo visa não só pedalar. Quando a gente abraça uma causa como essa é muito importante porque a gente tá trabalhando a saúde, e nesse momento, é ainda mais. Se estivermos bem fisicamente, mentalmente, se mantermos nossos exames de rotina em dias, teremos como cuidar melhor da nossa saúde”, alerta Miriete Braz, fundadora do grupo e professora da Semed.
O grupo Maravilhosas do pedal, também já tem em sua rotina pedalar por causas importantes. Desta vez reforçou o alerta do SAE/CTA para atenção, cuidado e proteção contra o HIV/Aids. “A gente está sempre à frente lutando em todas as causas que são importantes pra comunidade em geral. Estamos em mais um dessas que é a luta contra HIV/Aids e na conscientização das pessoas contra o preconceito de pessoas soro positivo”, pontua Jaciara Cabral, do grupo Maravilhosas do Pedal.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio