Uma caminhada pelas ruas da Marabá Pioneira marcou a abertura da campanha dezembro vermelho de combate e prevenção à Aids. Aproximadamente 200 pessoas participaram da ação, realizada pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), na manhã deste domingo, primeiro de dezembro.

A caminhada teve início na Avenida Santa Terezinha, percorreu as ruas do Bairro de Santa Rosa e foi encerrada na Praça de São Félix de Valois com aulas de Zumba, exames rápidos de sangue, distribuição de preservativos, folhetos informativos e ofertado café da manhã para todos os participantes.

A maior parte dos participantes era composta por mulheres, e entre elas a servidora pública Aline Arruda que esbanjou boa vontade em integrar o grupo dos que levantaram bem cedo para caminhar e fazer parte da campanha. “Essa caminhada é para incentivar e alertar a população para se prevenir, se cuidar. Use sempre camisinha e venha ao CTA fazer os exames, porque nossa saúde é muito importante”, disse.

O Dezembro vermelho é uma campanha mundial de luta contra a Aids e em Marabá será desenvolvida uma extensa programação em todos os bairros. Na programação do CTA/SAE, haverá distribuição de preservativos, masculino e feminino, informativos e exames rápidos, blitz educativas em vários pontos da cidade.

Para participar cada pessoa doou uma lata de leite em pó e ganhou uma camiseta da campanha. “É uma ação onde a preocupação maior é fazer um alerta às pessoas que devem se cuidar, se prevenir. A Aids avança e a informação continua sendo a principal forma de combater a doença”, informou Katiane Chaves, gerente do CTA/SAE Marabá.

Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio