Dezembro Vermelho: CTA realiza mais de 1200 atendimentos no Corujão da Saúde
Amanhã, 13 de dezembro, pela manhã, o serviço itinerante do CTA estará no Hospital Regional do Sudeste do Pará, para atender usuários e colaboradores.
Este mês, em razão da campanha Dezembro Vermelho, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) prioriza acessibilidade àquelas pessoas que não dispõem de tempo para cuidar da saúde no período diurno. Dessa forma, optou por serviço itinerante no Programa Corujão da Saúde, modalidade que atende o usuário do SUS das 18h à meia noite, para levar informação e fazer testes rápidos para HIV, Sífilis e hepatites virais.
O Dezembro Vermelho tem como objetivo mobilizar a população sobre a prevenção ao HIV/AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis.
Segundo Katiane Chaves de Souza, gerente do CTA, a prevenção às DST acontece nas quatro unidades básicas de saúde que disponibilizam o Corujão da Saúde: Hiroshi Matsuda, Amadeu Vivacqua, Pedro Cavalcante e Carlos Barreto. Além dos testes rápidos e orientação, por meio de palestras educativas, também foram distribuídos informativos e preservativos masculinos.
O serviço itinerante do CTA rendeu 1.260 testes rápidos para as quatro doenças. Nos exames para HIV foi detectado um caso masculino.
Excetuando os números do dezembro vermelho, não somados ao total geral, O CTA tinha 2.591 casos de HIV/AIDS. No período de janeiro a 27 de novembro/2018, outros 228 novos casos foram adicionados, dos quais 166 só de Marabá.
Quanto à sífilis, foram oito ocorrências femininas e nove masculinas. No que se refere à hepatite B, três pessoas infectadas: dois casos femininos e um masculino; e apenas um caso de hepatite C, apenas um caso, feminino.
Amanhã, 13 de dezembro, pela manhã, o serviço itinerante do CTA estará no Hospital Regional do Sudeste do Pará, para atender usuários e colaboradores daquela casa de saúde.
Ainda dependendo de confirmação de agenda com o Sistema Penal, as atividades relativas ao Dezembro Vermelho devem fechar com prestação de serviço nas casas penais do município.