Dezembro Vermelho: Mais de 1250 testes rápidos já foram feitos nas ações da campanha
Dentro da programação da campanha Dezembro Vermelho de prevenção do HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), neste final de semana (9 e 10 de dezembro), o Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) realizou ações da campanha no bairro Liberdade e Feira da Folha 28.
No sábado (09), no bairro Liberdade, núcleo Cidade Nova, a equipe do SAE/CTA fez 188 testes rápidos. Já no domingo (10), na Feira da Folha 28, na Nova Marabá, os profissionais fizeram 213 testes rápidos. Desde o início da campanha, nas ações dos dias 02, 03, 09 e 10, já foram realizados 1256 testes rápidos.
A campanha Dezembro Vermelho foi instituída pela Lei 13.504 de 2017 e marca uma grande mobilização nacional na luta contra o HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis. Conforme explica a gestora do SAE/CTA, em Marabá, Katiane Chaves, a Secretaria Municipal de Saúde trabalha o ano todo com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção, assistência e a proteção dos direitos das pessoas que vivem com HIV.
“Temos como prioridade o alcance das pessoas que vivem com HIV/AIDS no município de Marabá e região. Então é muito importante que nessas ações que são realizadas em pontos estratégicos do município de Marabá, a gente consiga alcançar essas pessoas que vivem com HIV em situação de diagnóstico precoce, para que se encaminhe ao tratamento e, assim, a gente possa contribuir com a qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV”, destacou a coordenadora, ressaltando que já ultrapassaram a meta de 100 testes por ação.
“Iniciamos a campanha no dia 1º de dezembro com o primeiro seminário sobre HIV/AIDS e damos sequência à campanha durante o mês de dezembro em pontos estratégicos. Então, até o momento nós já conseguimos alcançar 1256 testes rápidos realizados. Nós tínhamos como meta a realização de 100 testes por ação, então a gente já conseguiu ultrapassar essa meta e isso é muito importante. Na luta contra o HIV/AIDS, a prevenção é a melhor forma de garantir a qualidade de vida das pessoas em situação de reagente para HIV e outras IST’s”, pontuou Katiane.
A campanha segue com ações no Partage Shopping, nos dias 16 e 17, das 10h às 20h.